A UFLA alcançou o topo do esporte universitário brasileiro: os times de handebol e futsal masculinos foram, respectivamente, campeão e vice-campeão dos Jogos Universitários Brasileiros, encerrados no dia 2 de novembro, em Goiânia.
Representando Minas Gerais, o futsal da UFLA entrou em quadra contra a Unit (SE). A final foi apertada, terminando em 5 a 4 – com o último gol da Unit saindo nos instantes finais. A prata representou o acesso para o estado de Minas Gerais na modalidade e vaga garantida no ano que vem. Na fase classificatória, a UFLA teve uma vitória (maiúscula, 12 x 1 sobre a Esamaz – PA) e uma derrota (4 x 6 contra a Universo – RJ); na semifinal, passou pela UFBA por 6 x 2.
Os seguintes atletas integraram a equipe: Lucas, Vinicius, Rafael, Pedro, André, Franck, Benilson, Sávio, Mateus e Álvaro, comandados pelo professor Carlos Magno Alvarenga.
Já o handebol masculino conquistou o título de forma invicta. Coincidentemente, a final também foi contra uma equipe sergipana: a Fase. O jogo terminou em 35 a 33, com empate nos segundos finais. Na prorrogação, a UFLA marcou os gols e sacramentou o ouro.
A UFLA passou pela UFBA (26 x 24), AEE – GO (31 x 23) e Ceulp/Ulbra – TO (21 x 9); e encarou a Faculdade Cathedral – PR na semifinal (27 x 21). O time é treinado por Flávio Lísias.
Modalidades individuais
Não faltou garra aos atletas da UFLA nas modalidades individuais. O destaque foi o bronze conquistado por Álvaro Campos no lançamento de disco (44,8 m); ele também foi o 7º colocado na prova de arremesso de peso.
Ainda no atletismo, a UFLA contou com destacada participação dos atletas Ana Carla Mariano, Luíza Carolina Silva Jean Jesley e Danilo Leonel. Ana Carla ficou na sétima posição na prova de lançamento de martelo e Luíza Carolina foi a nona colocada na mesma prova, e também nona colocada na prova de lançamento de disco. Jean Jesley foi o sétimo colocado no lançamento de martelo. E Danilo Leonel, quarto lugar nos 10 mil metros de marcha atlética.
A UFLA também foi bem representada na natação pelos atletas Paulo Henrique e Juliane Lima; e no judô, com Raul Canestri e Sabrina Carvalho.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Liga Esportiva da UFLA (Leufla)