As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) foram abertas no dia 9 de maio e podem ser feitas até as 23h59 de 20 de maio, pelo site enem.inep.gov.br. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. A UFLA utiliza as notas do Enem para os processos seletivos dos cursos de graduação presenciais (SiSU e terceira etapa do PAS), mudança interna, transferência externa e obtenção de novo título.
Utilização do Enem na UFLA
Para os candidatos que participarem do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujas vagas são preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos no Enem, serão destinadas 60% das vagas dos cursos de graduação presenciais do primeiro período e a totalidade das vagas do segundo período de 2017.
Os candidatos da 3ª Etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS – Grupo XVI, Triênio 2015/2017) também deverão participar do Enem 2016. Quarenta por cento das vagas dos cursos de graduação presenciais do primeiro período de 2017 serão destinadas aos concorrentes provenientes do PAS. Tais candidatos devem se inscrever tanto no Enem quanto na 3ª etapa do PAS. A inscrição no PAS deverá ser feita no site www.ufla.br/pas, em período a ser definido posteriormente. Nela, o estudante também indicará o curso para o qual pretende concorrer.
Já os cursos a distância terão suas vagas preenchidas por meio de processos seletivos próprios, embora as notas do Enem possam ser utilizadas como critério de seleção e classificação.
Acesse aqui o Edital Dips/UFLA 219/2016, que estabelece a utilização das notas do Enem nos processos seletivos da UFLA.
Como se inscrever no Enem
A taxa de inscrição é de R$ 68,00 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. No entanto, estudantes que se declararem carentes ou que concluírem o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados em escola pública serão isentos dessa taxa. Os cartões de confirmação estarão disponíveis somente pela internet e não serão enviados pelos Correios.
Sobre as provas
No dia 5/11, as provas serão de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6/11, os estudantes realizarão as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. A abertura dos portões irá das 12 às 13 horas e a duração das provas é de 4 horas e meia no primeiro dia e de 5 horas e meia, no segundo.
Os sabatistas, estudantes que guardam o dia de sábado em função da religião, farão as provas às 19 horas no horário local. Dessa forma, o fuso diferenciado em relação a Brasília será respeitado em alguns estados das regiões Norte e Centro-Oeste. O Enem também permitirá o uso de nome social: participantes que desejarem esse tratamento devem enviar documento de identificação de 1º a 8 de junho.
Esse exame é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também é utilizado em programas do governo, como o Prouni (que oferece bolsas para instituições particulares) e o Fies (de financiamento com juros baixos a alunos carentes). O governo estima que 8 milhões de estudantes farão o Enem neste ano.
Apoio ao estudante
O Ministério da Educação (MEC) tem feito várias iniciativas para apoiar o estudante que realizará o Enem. Uma delas é a plataforma on-line Hora do Enem, que conta com vídeo-aulas, planos de estudos, resumos, exercícios e exames simulados.
Os interessados em fazer os exames simulados podem se cadastrar na plataforma Geekie Games e solicitar a realização do teste em uma instituição próxima – inclusive a UFLA (a lista abrange universidades, institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais). Os simulados estão programados para 25/6, 13/8 e 8 e 9/10.