O II Fórum de Graduação (Forgrad) promovido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) reuniu membros da comunidade acadêmica em torno da discussão do tema “Desenvolvimento curricular e avaliação dos cursos de graduação da UFLA”. O evento foi realizado nos dias 10/11 e 11/11, no Salão de Convenções. A organização do evento foi feita pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), em parceria com Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) e a Diretoria de Educação a Distância (Dired). O Forgrad tem o objetivo de garantir o aperfeiçoamento contínuo da graduação na UFLA, qualificando os processos e práticas.
Abertura
Durante a abertura das atividades, o diretor de Desenvolvimento e Avaliação de Ensino (Dade), professor Antônio Araújo Andrade, afirmou o compromisso da instituição em desenvolver cada vez mais a graduação, atendendo às necessidades da comunidade acadêmica. Já o diretor da Diretoria de Educação a Distância (Dired), professor Cléber Carvalho de Castro, ressaltou os esforços para se colocar o estudante no centro do processo de ensino. “Para isso, buscamos sempre alternativas de melhorias, como o Câmpus Virtual. Ressalta-se que, em um ano, 667 disciplinas (das 1.704 existentes na UFLA) já foram vinculadas ao Câmpus Virtual. Evidentemente, queremos que este número aumente ainda mais, mas esse dado já representa um avanço importante”, disse.
A relevância da promoção do debate em torno da graduação foi enfatizada pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins. “É preciso discutir o aprimoramento do trabalho docente, o relacionamento do docente com o estudante, a evasão, a participação dos alunos nas disciplinas com alto índice de reprovação, e melhorar a participação de todos nas decisões da graduação”.
Programação
As reflexões desenvolvidas pelo professor da Unicamp José Armando Valente, tanto na palestra de abertura quanto na oficina, motivaram os participantes a sugerirem a criação de um grupo de discussão e troca de experiências, ação que em breve será articulada pela Dade. Os temas abordados foram as metodologias ativas de aprendizagem (palestra) e sala de aula invertida (oficina).
A professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Miriam Monteiro de Castro Graciano e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Eucidio Pimenta Arruda contribuíram com as discussões sobre a flexibilização curricular, apontando novas possibilidades de construção dialógica do currículo e caminhos de formação docente.
O professor Cleber Carvalho de Castro apresentou um panorama das ações de ensino híbrido na UFLA, destacando os avanços e desafios. Houve, ainda, a apresentação da proposta de autoavaliação dos cursos de graduação da UFLA, feita pelos professores da UFLA José Antônio Araújo e Ronei Ximenes Martins. Na sequência, ocorreu o lançamento de livros de membros da comunidade acadêmica.
Outro momento considerando relevante pela organização foi a mesa-redonda que discutiu a reforma do ensino médio e seus impactos nas licenciaturas. A mesa foi mediada pelo professor do Departamento de Biologia (DBI) Antônio Nascimento Júnior, com a participação dos professores Jacqueline Alves (Departamento de Educação) e Fábio Reis (Departamento de Educação Física), além do estudante de Pedagogia Ian Andrade, e da licenciada em Ciências Biológicas Mariana Nayara Bonilha de Andrade.
Durante todo o evento, o público participante pôde estar interação com os palestrantes, confirmando a posição do Fórum como espaço de diálogo e construção coletiva. Para que os objetivos do evento se completem, os organizadores solicitam aos participantes que façam a avaliação do Forgrad. A Dade informa, ainda, que os certificados dos participantes do Fórum e da Oficina já estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão (SIG)
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