O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC) disponibilizou vídeo que explica a proposta dos cursos de Pedagogia Bilíngue Português-Libras semipresenciais a serem ofertados em 12 polos no Brasil. O vídeo pode ser acessado pelo canal do Núcleo de Educação Online do Ines. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será um dos polos a oferecer a licenciatura.
O curso é especificamente programado para atender a pessoas surdas (50% das vagas) e a ouvintes que desejem ter a formação especializada acrescida dos conhecimentos em Língua Brasileira de Sinais (50% das vagas). O vestibular para seleção da primeira turma a ingressar na UFLA ocorrerá no segundo semestre de 2017 e as aulas terão início em fevereiro de 2018.
Leia outras informações sobre a parceria UFLA-Ines.
Sobre o curso
O curso bilíngue de Pedagogia na modalidade EaD foi concebido dentro do “Plano Nacional dos Direitos da Pessoal com Deficiência – Viver sem Limites”. A responsabilidade pela implementação é do Ines, assumida a partir de um convite do Ministério da Educação.
Os polos de oferta do curso foram divididos pelas cinco macrorregiões brasileiras, havendo dois polos em cada uma delas. Apenas a região Nordeste possui três polos.
Região Sudeste: Ines e UFLA
Região Nordeste: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Região Norte: Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Pará (Uepa)
Região Centro-Oeste: Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Região Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)
O vídeo do Ines será apresentado pela equipe da UFLA durante a próxima edição do evento UFLA de Portas Abertas: