O curso de Pedagogia Bilíngue Português-Libras (EAD), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC), está entre os dez finalistas do prêmio Reimagine Education na categoria hybrid learning. A competição internacional tem como objetivo recompensar iniciativas inovadoras voltadas para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos. A apresentação do trabalho está agendada para o dia 4/12, às 14h15.
O curso bilíngue de Pedagogia na modalidade EaD foi concebido dentro do “Plano Nacional dos Direitos da Pessoal com Deficiência – Viver sem Limites”. A responsabilidade pela implementação do projeto é do Ines, assumida a partir de um convite do Ministério da Educação (MEC). A UFLA é um dos 12 polos no Brasil a oferecer a modalidade, facilitando o atendimento a pessoas surdas (50% das vagas) e a ouvintes que desejem ter a formação especializada acrescida dos conhecimentos em Língua Brasileira de Sinais (50% das vagas). O início das aulas está previsto para fevereiro de 2018.
Para a escolha das universidades que se tornariam polos do projeto, o Ines utilizou um conjunto de critérios. A UFLA atendeu a todos eles: dispõe de experiência consolidada com educação a distância, possui a infraestrutura adequada para abrigar o polo, apresenta localização acessível para aulas presenciais, está inserida em região com demanda por professores com formação adequada para interação com surdos no ensino básico (de acordo com número de alunos surdos matriculados no ensino infantil e ensino fundamental I) e possui professores com experiência em ensino e pesquisa na área de surdez, apto a coordenar o polo.
Assista ao vídeo de apresentação do curso de Pedagogia Bilíngue Português-Libras produzido para a competição Reimagine Education:
Assista à entrevista da TVU com a coordenadora do polo na UFLA e professora do Departamento de Educação (DED), Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares, e entenda mais sobre a parceria Ines/UFLA: