Festival UFLA Cultural: a Universidade mais próxima da comunidade lavrense – Veja fotos

Cibele Aguiar/Mateus Lima

A primeira edição do Festival UFLA Cultural foi realizada entre os dias 26 e 29 de abril e ficou marcada pela multiplicidade de manifestações apresentadas: música, literatura, teatro e artes visuais integraram as atrações, realizadas no estacionamento do Lavras Shopping e na Casa da Cultura de Lavras.

O I Festival UFLA Cultural é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA) e Ministério da Cultura, com organização da Marolo Produções e apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), Prefeitura Municipal de Lavras, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação de Pós-Graduandos (APG). O Festival teve o patrocínio da Ihara, Grupo Segurador Banco do Brasil/Mapfre, Rex Supermercados/Coca-Cola, Laveli, Tresmacol, Padaria Pão Dourado, Viva Veículos e Acamar.

Sustentabilidade

No dia 26, duas palestras sobre sustentabilidade foram realizadas no Salão de Convenções. O médico toxicologista Ângelo Zanaga Trapé, da Unicamp, falou sobre as verdades e mitos sobre os agroquímicos. De acordo com ele, são cometidos exageros ao culpar os agroquímicos por vários casos de doenças e até mortes, pois os resquícios de aditivos nos alimentos são mínimos. Além disso, o toxicologista apresentou as ações realizadas pelo Ambulatório de Toxicologia para prevenção e tratamento.

Em seguida, o engenheiro ambiental Vinícius Pamebianchi dos Santos expôs o tema sustentabilidade, desde como o conceito surgiu, na década de 1980, até a importância de as instituições adotarem medidas sustentáveis hoje – para os negócios e para o planeta.

Além disso, o projeto Cultivida realizou uma ação educativa na Cantina Central. Por meio de um software, o projeto calculou a quantidade de gás carbônico emitido por ano pelos interessados. Quem participou recebeu sementes de árvores a serem plantadas, para equilibrar a emissão de carbono.

Abertura

Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Lavras, parte do Festival foi realizada na Casa da Cultura. A abertura oficial ocorreu na noite do dia 26, com apresentações do Coral Vozes do Câmpus e Orquestra de Câmara da UFLA, abertura da I Feira do Livro e das Letras de Lavras e ensaio fotográfico À Luz da Escrita.

Arnaldo Antunes

O músico Arnaldo Antunes foi a grande atração do Festival. Ele se apresentou no palco do estacionamento do Lavras Shopping, na noite do dia 27. As bandas Odilara (Belo Horizonte), Grupo Voz (Santa Maria – RS) e Binho Sebá e Banda Ojá (Lavras) abriram o show. A organização estimou que mais de 3.500 pessoas prestigiaram a apresentação.

Bandas

Já no dia 28, a noite foi animada por bandas de várias cidades mineiras. A debutante Sound Addiction, de Alfenas, abriu a noite com rock pesado; o Soul do Bem veio de Congonhas e agitou o público com o suingue do samba-rock; o Blue Drop, de São João Del Rei, coloriu a noite com o seu blues; e a banda lavrense Cecília Bravo apresentou um pop-rock que levantou os presentes.

Encerramento

Durante a solenidade de encerramento do Festival, foram entregues os prêmios do I Concurso Literário da UFLA, realizado em cinco categorias. Foram recebidas 280 inscrições, sendo 47 de ensino superior, 18 da comunidade e 215 do Pibid/Letras.

O coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA, professor Silvério José Coelho, considerou a realização do Festival positiva por vários aspectos: “Foi o primeiro grande evento da UFLA em termos de extensão e cultura. Sua realização além da Universidade permitiu uma participação maciça da comunidade, tanto nos shows quanto nas atividades feitas na Casa da Cultura e no concurso literário, que mostrou o talento de muitos jovens de Lavras”.