Cibele Aguiar
Nessa quarta-feira (20), durante a abertura oficial da 15ª edição da Expocafé, na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, reforçou o compromisso da Universidade na geração de soluções tecnológicas que tragam mais rentabilidade ao setor por meio de agregação de valor ao produto.
Algumas das inovações em desenvolvimento na Universidade estão em exposição no Pavilhão da Inovação, novo espaço para visitação na Expocafé que reúne instituições e tecnologias com grande potencial de mercado. Em exposição, tecnologias e produtos desenvolvidos por pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café – INCT Café, ao Polo de Excelência do Café e de projetos da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), todos sediados na UFLA com o objetivo de incentivar a inovação no setor cafeeiro.
“A inovação tecnológica faz parte de um novo momento vivido pela UFLA, em que se busca aproveitar o conhecimento gerado em mais de 100 anos de pesquisa para o desenvolvimento de processos e produtos inovadores que possibilitem maior agregação de valor a toda cadeia produtiva do café”, considerou Scolforo, ressaltando que a UFLA é responsável por um arrojado programa de pesquisa com mais de 100 professores e pesquisadores de diferentes departamentos, além da formação de profissionais graduados, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores em cafeicultura, que contribuem com expressiva geração de conhecimento e tecnologias.
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento; senador Clésio Andrade; presidente da Epamig, professor Antônio Lima Bandeira; prefeita de Três Pontas, Luciana Mendonça; secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais, Bilac Pinto; deputado federal Diego Andrade – presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura, além de autoridades, profissionais do setor e cafeicultores.
Considerada a maior feira do setor cafeeiro, a Expocafé 2012 está 30% maior que a edição passada, com 145 expositores de máquinas, implementos e insumos, dinâmicas de campo e workshops. Nesta edição, muitas palestras têm como foco o café de qualidade diferenciada e o potencial de exportação do café mineiro. A feira segue até às 18 horas desta sexta-feira (22).