Cibele Aguiar
Na segunda-feira (4), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras, foi realizada a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor José Roberto Soares Scolforo. Como símbolos da passagem do reitorado, foi assinado o termo de transmissão do cargo e o novo reitor recebeu a pelerine (veste carregada de simbolismo no reitorado) das mãos do antecessor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, que, em gesto de agradecimento, também foi presenteado com a pelerine usada na gestão 2004 a 2008 e 2008 a 2012.
Durante a cerimônia, o novo reitor nomeou a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, cujo discurso reforçou a dedicação, competência e o amor pela Instituição. Também foram anunciados os membros da equipe de gestão (pró-reitores, chefe de gabinete e assessores diretos), assim como foram entregues os certificados aos chefes eleitos dos 17 departamentos da Universidade.
Em seu pronunciamento, o reitor destacou o apoio de amigos e familiares durante a sua trajetória pessoal e, de maneira especial, aos idealizadores e a todos os antecessores e profissionais que fizeram parte da história da Universidade. Reafirmou o amor e envolvimento institucional para que a UFLA não apenas mantenha os rumos acertados que a levaram a ocupar lugar de destaque no cenário nacional, como também, de maneira ousada, busque avançar ainda mais ao sonho de figurar entre as 150 melhores universidades do mundo.
O professor Scolforo enfatizou três pontos considerados prioritários: investir em novos cursos para consolidar a dimensão universitária, construir uma cultura de inovação com foco no desenvolvimento de produtos e processos que representem soluções e traga o desenvolvimento da sociedade e, em especial, valorizar todas as pessoas e segmentos que compõem a Universidade, reforçando a característica de trabalho em equipe que pretende incentivar em sua gestão.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, entre eles, a prefeita municipal Jussara Menicucci, deputado estadual Fábio Cherem e deputado federal Reginaldo Lopes, representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e de fomento, como o diretor científico da Fapemig, prof. José Policarpo Gonçalves de Abreu, reitores, comunidade acadêmica da UFLA, amigos e familiares.
Em seu discurso de despedida, o professor Nazareno fez uma breve retrospectiva dos oito anos à frente da Instituição, relembrando as principais conquistas para a expansão da Universidade e, sobretudo, agradecendo aos membros de sua equipe nas duas gestões. O professor Nazareno assume o cargo de assessor para assuntos institucionais na nova Direção Executiva.
Na oportunidade, o professor Nazareno foi homenageado com canções da Orquestra de Câmara da UFLA, antigo sonho e uma das conquistas de sua gestão.
Veja a galeria de fotos: clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Fotos: Cibele Aguiar e Mateus Lima
Cerimônia de trasmissão de cargo