Cibele Aguiar
Depois de 124 dias em greve, nesta segunda-feira (17), os professores da Universidade Federal de Lavras suspenderam a greve, com o retorno das atividades. Após decisão de uma comissão especial para reestruturação do Calendário Escolar, foi definido o retorno às aulas na quinta-feira (20).
Em assembleia realizada no dia 12 foram colocadas em votação duas propostas: a vencedora, com 111 votos, propôs a suspensão da greve na segunda-feira (data escolhida pela maioria das instituições que votaram pela suspensão unificada na semana passada); a outra proposta propunha o encerramento da greve hoje (12), tendo recebido 66 votos favoráveis.
ASSEMBLEIA ESTUDANTIL
Também na quarta-feira (12) foi realizada assembleia do Comando de Greve Estudantil, para definição dos estudantes perante o fim da greve. Eles defenderam um período maior para a adequação do Calendário Escolar e retorno às aulas, com a apreciação de reinvindicações para o período pós-greve.
RETORNO ÀS AULAS
Definida a suspensão da greve, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, designou uma comissão especial para tratar das especificidades de adequação do Calendário Escolar, para o encerramento do primeiro semestre letivo de 2012, com a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com a participação das representações da Associação dos Professores (Adufla), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação de Estudantes de Pós-Graduação (APG) – indicados por essas representações.
A data para o retorno às aulas foi definida pela Comissão Especial de Adequação do Calendário Escolar, com apreciação informal do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e deliberação do reitor. A data de encerramento do primeiro semestre letivo, bem como o início do segundo semestre letivo (incluindo a recepção dos calouros 2012/2) serão definidos na próxima semana.
A definição do Calendário Escolar será levada à votação do Cepe na próxima semana, após a apreciação das sugestões da comissão especial, e conforme atribuição e prerrogativa que lhe são conferidas pelo regimento interno do Conselho.
O reitor reafirmou o compromisso de buscar a adequação do Calendário Escolar de forma participativa, sensível às limitações tanto dos professores quanto dos estudantes e com o compromisso de manter a qualidade do ensino que tem distinguido a UFLA como uma das melhores instituições do país.