A II Caminhada da Semana de Ciência, Cultura e Arte, este ano intitulada Caminhada pela Vida, foi realizada hoje (7/9) na Universidade Federal de Lavras (UFLA) como parte das comemorações do aniversário da Instituição.
A Caminhada é organizada pela Coordenadoria de Esportes e Lazer da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), em parceria com o projeto Cria Lavras e o Instituto Gammon.
Para dar início à atividade, a equipe organizadora conduziu um alongamento e, logo após, os participantes saíram do Centro de Convivência da Universidade sentido ao Departamento de Ciências Florestais (DCF), percorrendo um caminho de 3,7 km – no qual foi possível desfrutar das paisagens ecológicas da UFLA. Ao final da caminhada, estudantes do Cria Lavras conduziram uma aula de zumba.
Para a coordenadora de Esportes e Lazer, professora Maria Rachel Vitorino, “essa caminhada é uma oportunidade de promoção da saúde e socialização entre os participantes.” A professora ressalta que na UFLA são oferecidos três segmentos de esportes denominados: alto rendimento, educacional e lazer, sendo este último o objetivo da caminhada.
A vice-reitora da UFLA, professora Édila de Resende Vilela Von Pinho, participou das atividades e afirma que essa é uma ocasião de mostrar para a comunidade interna e externa as oportunidades que a Universidade oferece, principalmente devido ao fato de a Instituição ser um local público, onde as pessoas podem usufruir do espaço para praticar esportes e lazer. “Nos últimos anos, com a criação dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física na UFLA, a vida do esporte na Universidade retornou de forma significativa e essa caminhada é um momento oportuno para aumentar a interação com o público em geral, além de expor para a comunidade os diversos trabalhos que são realizados dentro da Instituição e que são abertos para a população de Lavras e região” – ressalta. Édila conclui reforçando que a parceria com o Instituto Gammom se dá devido ao fato de que as duas instituições possuem o mesmo fundador: Samuel Rhea Gammon.
Os alimentos que foram arrecadados na caminhada serão destinados à instituições beneficentes de Lavras.
Clique aqui e confira a matéria produzida pela TVU.