Durante evento, projeto Biblioteca Itinerante – Ônibus UFLA foi lançado
Uma aula-show sobre Vinicius de Moraes e apresentação do Coral Vozes do Câmpus emocionaram a comunidade acadêmica da UFLA, na noite de 21 de outubro. Na ocasião, a VIII Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA (SLBU) foi aberta, lembrando o centenário do poeta, compositor, jornalista e dramaturgo.
Durante a sessão solene de abertura, a presidente da comissão organizadora da SLBU, pedagoga Regina Flexa Ribeiro Proença, enalteceu a pluralidade da obra de Vinicius de Moraes: “O compositor continua atual. Contemplar seu legado e nos juntar às demais bibliotecas que promovem a Semana do Livro é fundamental.
O diretor da Biblioteca Universitária, bibliotecário Nivaldo Oliveira, ressaltou a importância de formar novos leitores e o apoio que o projeto Biblioteca Itinerante dará à cidade de Lavras.
Destacando a revitalização e reforma pelas quais a Biblioteca passará, o pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Carlos José Pimenta, concluiu que “o apoio da Proplag à BU é apoio a todos os setores que a utilizam”.
O Coral Vozes do Câmpus interpretou cinco músicas, inclusive uma composição de Vinicius. O maestro Augusto Pimenta afirmou que é sempre um prazer se apresentar em eventos da UFLA, mas eventos de caráter cultural tornam as apresentações são especiais.
Após a apresentação do Coral, o professor Roniere Silva Menezes apresentou a biografia de Vinicius de Moraes, com destaque para a abrangência e a diversidade de sua obra – o “Poetinha” escreveu obras para diferentes públicos e sobre personagens distintas. O professor lançou, em 2011, o livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius. Durante a aula, ele foi acompanhado pela cantora Ligia Jacques e pelo músico violonista Rogério Leonel, que interpretaram algumas composições de Vinicius.
O ônibus do projeto Biblioteca Itinerante foi aberto aos presentes. O projeto tem como objetivos levar mais educação e cultura aos bairros periféricos de Lavras, incentivando o hábito e o prazer da leitura. Com o empréstimo de livros, exposições didático-científicas e atividades lúdicas e culturais, espera-se favorecer o processo de formação social, ao mesmo tempo em que são transcendidas as fronteiras da Biblioteca Universitária.
Programação da SLBU
A SLBU prossegue até o dia 24 de abril; hoje (22), a atração cultural será a exibição do filme Orfeu Negro, seguido de debate, às 18 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária. No dia 23, o projeto Biblioteca Itinerante será apresentado, às 14 horas, na Praça Augusto Silva; e às 19 horas, a atração será o minicurso “Vinícius de Moraes: diálogos entre poesia e música”, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária.
O encerramento, no dia 24, será marcado pelo recital “Vinícius em palavras”, ao meio-dia, e pela inauguração do espaço de integração dos servidores da Biblioteca Universitária, às 16 horas. Entre os objetivos da SLBU, estão a releitura da obra de Vinícius de Moraes, maior inserção da Biblioteca Universitária na comunidade e a integração de toda a comunidade acadêmica.
Para participar do debate sobre o filme Orfeu Negro e do minicurso “Vinícius de Moraes: diálogos entre poesias e música”, é necessária a inscrição, neste endereço.
Veja mais detalhes do evento no convite abaixo e no site: www.biblioteca.ufla.br/slbu.