Serviços de impressão no câmpus estão concentrados na Biblioteca e na Gráfica da UFLA

O autoatendimento de impressões na Biblioteca Universitária (BU/Prograd) registrou, nos dois meses iniciais de implantação (junho a agosto de 2023), cerca de 108 mil folhas impressas, incluindo as feitas em cores e em escala de cinza. Foram cerca de 2700 folhas ao dia. Segundo o levantamento solicitado pela BU e pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) para acompanhar o andamento das atividades, os membros da comunidade acadêmica tiveram a adaptação esperada ao sistema de autoatendimento. No período, 74% dos pagamentos foram completados com sucesso, utilizando-se pix ou cartão, por meio do PagTesouro. O método está no âmbito da transformação digital, como também passou a ocorrer no Restaurante Universitário (RU).

Neste semestre letivo, iniciado na última semana, o autoatendimento de impressão continuará a ser feito na BU, das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira. Uma funcionária tem prestado suporte aos estudantes no local, especialmente para os casos de dificuldades com impressoras e procedimentos. A Proplag e a Diretoria de Suporte às Bibliotecas acompanham o fluxo das atividades e os relatórios mensais para identificar necessidades de ajustes. Também há atendimento para impressão e cópias na Gráfica Universitária, localizada no prédio das Pró-Reitorias Administrativas, das 7h às 12h e das 14h às 18h. 

A Proplag está na fase final de elaboração do edital para o processo licitatório para seleção de serviço de papelaria, que deverá também incluir opção de cópias e impressões. A alternativa do autoatendimento na BU, e da utilização da Gráfica da UFLA, foi estruturada em junho de 2023, depois que a empresa prestadora de serviço no Centro de Convivência manifestou que não tinha interesse em renovar o contrato, argumentando que o negócio deixou de ser atrativo, devido à redução de demanda registrada nos últimos tempos. Acesse a notícia anterior sobre a estrutura do serviço.