A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará, entre os dias 5 a 9 de novembro de 2018, o evento “Perspectivas da universidade brasileira: da formação ao egresso”. Será a oportunidade para a realização do XXXI Congresso de Iniciação Científica (CIUFLA), do XIII Congresso de Extensão (CONEX) e do XXVII Congresso da Pós-Graduação.

O tema se alinha a uma das maiores preocupações atuais das instituições universitárias: a relação entre as atividades produtivas, o mercado de trabalho, os processos de formação dos cidadãos/trabalhadores e a problemática da relação entre a formação universitária e as formas de inserção profissional dos seus egressos.

Os rápidos avanços tecnológicos promoveram mudanças no ensino superior que passaram a focar o atendimento a demandas de produtividade e crescimento econômico, prestação de serviços e domínio da ciência e da tecnologia.

Um levantamento dos perfis profissionais presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos mais variados cursos revelam pontos comuns, independente da área do conhecimento a que pertençam, como a tendência à vocação para o empreendedorismo, para a responsabilização, para o compromisso, para a alta produtividade e liderança, ao lado de enunciados sobre os grandes temas transversais da humanidade atual, como o respeito às diferenças, sejam elas sociais, raciais ou de gênero, a ética pessoal e profissional, o respeito ao meio ambiente, enfim, a um perfil de cidadania.

Portanto, com esse avanço tecnológico galopante há que se romper a cultura do emprego estável, criada ao longo do século XX, e se encarar o desafio de transformar o modelo educacional atual numa nova perspectiva para os indivíduos baseada na ideia de educação continuada pautada na qualificação e requalificação sistemática e ininterrupta. Daí que se questiona: como estamos nos preparando para esse novo cenário?