Sobre o CIUFLA

A Universidade Federal de Lavras realiza anualmente o Congresso de Iniciação Científica – CIUFLA, que tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação da instituição.

Participam do congresso os estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, PIBIC/FAPEMIG e PIBIC/UFLA, ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC/UFLA e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq. Também estão presentes os bolsistas de projetos aprovados nas agências de fomento e os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais de Lavras, ligados ao Programa BIC Júnior.

Durante o XXXI CIUFLA também haverá o XXVI Seminário de Avaliação do PIBIC/CNPq, o X Seminário de Avaliação do PIBITI/CNPq, o XXI Seminário de Avaliação do PIBIC/FAPEMIG e o XIII Seminário de Avaliação do BIC Júnior. No evento, os programas de iniciação científica da universidade serão avaliados por um Comitê Externo e por um Comitê Interno, constituídos por docentes e pesquisadores com experiência em atividades de pesquisa.

Por essa razão, todos os estudantes envolvidos nos programas de iniciação científica (PIBIC, PIBITI, bolsistas de projetos, de empresas, voluntários, outros projetos e BIC Júnior) estão convocados para a apresentação de seus trabalhos.

Em 2017, houve a inscrição de 1.718 estudantes primeiros autores com a submissão de 1.904 resumos ligados às áreas de Administração, Administração Pública, Agronomia, Entomologia, Fitopatologia, Ciência do Solo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Filosofia, Letras, Medicina Veterinária, Matemática, Nutrição, Química, Sistemas de Informação, Educação Física, Física, Zootecnia e Educação. O evento mobilizou cerca de 2 mil pessoas.

Para 2018, a expectativa é de que haja um público ainda maior, prestigiando o evento com seus trabalhos de excelente qualidade!