Normas para elaboração do Pôster

1. Apresentação dos pôsteres

Todos os resumos aceitos devem ser apresentados na forma de pôster. O estudante fará uma apresentação oral de 5 minutos sobre a sua pesquisa para os avaliadores internos e externos.

Os alunos vinculados aos programas de iniciação científica (PIBIC, PIBITI, de empresas, voluntários, outros projetos e BIC Júnior) devem, obrigatoriamente, estar presentes durante a exposição de seus trabalhos e se apresentar como tais no momento da avaliação.

Os bolsistas de iniciação científica devem, necessariamente, ser primeiros autores de pelo menos um resumo.

Ressaltamos que a presença dos orientadores na apresentação dos trabalhos é indispensável.

Durante a apresentação, é necessária a presença constante de no mínimo um dos autores para atender ao público interessado e fazer a sua integração com os demais autores da sessão.

É obrigatório que os nomes do autor-apresentador e do orientador constem no resumo submetido ao CIUFLA.

O pôster somente deve ser retirado após o término da sessão.

2. Instruções para elaboração do pôster

a) Dimensões do pôster:

largura: 85cm
altura: 100cm

b) O pôster deve conter:

  • logomarca da UFLA;
  • título idêntico ao do resumo submetido;
  • nomes e endereço (departamento/e-mail) dos autores;
  • introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão; conclusões e referências bibliográficas;
  • informar a instituição de fomento, se houver;
  • identificar “Trabalho de Iniciação Científica” ou “Trabalho de Iniciação Científica – Programa BIC Júnior”, se for o caso.

c) O pôster deve:

  • ter clareza;
  • utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
  • organizar as informações de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
  • o texto do pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior.

d) É proibida a apresentação por terceiros que não sejam autores.

e) Sugestão de pôster: modelo_poster_ciufla.ppt. O modelo de pôster pode ser alterado conforme a necessidade do autor.

3. Local e data

a) Local

As Sessões de Pôsteres serão realizadas na UFLA, no Galpão de Eventos.

Para cada pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço identificado com um número.

Na data programada, o autor deve levar o pôster já pronto e fixá-lo no espaço indicado. Os pôsteres devem ser fixados pelos autores com 30 minutos de antecedência, de maneira que a apresentação possa ser iniciada no horário programado.

b) Datas

No período de 10 a 17 de setembro de 2018, o primeiro autor terá a opção de indicar a Sessão de Pôster em que deseja apresentar seu trabalho. Para sugerir o horário, basta acessar o site do CIUFLA (www.ufla.br/congressos) > menu do XXXI CIUFLA > “Sessões de Pôsteres” > “Selecionar Sessões” > login e senha > “Selecionar Sessões”.  Informamos, porém, que a PRP poderá designar outra sessão para apresentação.

A partir do dia 15 de outubro, os autores devem consultar a data de apresentação no site: www.ufla.br/congressos – Sessões de Pôsteres.

Todos os resumos serão apresentados entre os dias 5 e 9 de novembro de 2018.

4. Certificados

Os certificados estarão disponíveis no endereço <http://www.prp.ufla.br/ciuflasig/certificados/> a partir de 3 de dezembro de 2018 e devem ser emitidos pelo primeiro autor.

Apenas os trabalhos apresentados nas Sessões de Pôsteres terão os certificados disponibilizados e os resumos publicados na Biblioteca Digital (www.prp.ufla.br).

A PRP está isenta da obrigatoriedade da disponibilização do certificado e da publicação do resumo se:

  • o pôster estiver fixado em data ou espaço diferente da programação;
  • o autor não estiver presente ao lado do pôster para a divulgação do trabalho;
  • o autor permanecer apenas parte do tempo da sessão;
  • nenhum dos autores que constam no resumo estiverem presentes.