BIC Jr.

Normas e orientações para envio de resumos ao CIUFLA – BIC Jr. 

  1. Tipos de Resumos

Podem ser submetidos, por alunos do ensino médio do Programa BIC Júnior, resumos de trabalhos em duas modalidades: Resumo Científico e Relato de Experiências.

  1. Critérios para submissão do resumo

Todos os bolsistas ingressantes em 2016 e 2017 devem apresentar um trabalho, como autor principal, em qualquer modalidade de resumo. Integrantes 2018 também estão convidados a submeter trabalhos.

É obrigatória a participação de professor/orientador como autor do trabalho submetido.

  1. Orientações para submissão dos resumos
  • Relatos de Experiência: Supõe escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência, indicando o que ela representou para os sujeitos envolvidos no projeto de pesquisa. Não precisa ser necessariamente um trabalho resultante de pesquisa, podendo relatar práticas e experiências vivenciadas durante a participação no projeto. Dessa maneira, não necessita apresentar uma estrutura semelhante à da escrita acadêmica.

Alguns tópicos para a escrita de um relato:

– Embora o relato de experiência não exija descrição da metodologia, é necessário descrever o contexto do trabalho, os sujeitos da pesquisa.

– O relato deve explicitar uma experiência, não trazer apenas reflexões;

– O relato deve apresentar, ao final, considerações e contribuições do projeto para os sujeitos envolvidos e para a comunidade.

  • Pesquisas Acadêmicas: A pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases, incluindo dados, análise, discussão, podendo ser empírica ou teórica. A escrita do trabalho deve privilegiar: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos), resultados e análises dos dados e conclusões.

 Orientações Gerais: Alguns tópicos devem ser levados em consideração para a elaboração dos trabalhos escritos (modalidade pesquisa acadêmica e relato de experiência):

– A participação do bolsista BIC Jr. e do orientador como autores do resumo.

– A apresentação, a organização e a formatação estão adequados?

– Há clareza de objetivos e coerência de argumentação?

– O uso da língua é adequado?

– As conclusões estão expressas com clareza?

  1. Avaliação dos trabalhos

 Os resumos submetidos serão avaliados por uma comissão antes de serem aceitos para a apresentação no CIUFLA.

  1. Resumos que “não” serão aceitos

Não serão aceitos pela coordenação do evento ou pelo revisor da área o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:

  • Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador);
  • Simples descrição de projeto, intenção de trabalho, sem reflexões sobre as contribuições para a formação do bolsista e para a comunidade;
  • Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
  • Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).
  1. Inscrição do autor

a) Para enviar um resumo é necessário que o primeiro autor faça sua inscrição no site ufla.br/congressos no período de 11 de junho a 20 de julho de 2018.

b) após fazer a inscrição, o primeiro autor poderá submeter o(s) resumo(s).

c) Atenção: O autor que enviar o resumo é legalmente responsável por todo o seu conteúdo. A PRP é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação do congresso (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.

d) Cada primeiro autor pode enviar até 3 (três) trabalhos.

7. Prazo de submissão de resumos

Inscrições on-line com submissão de resumos: 11 de junho a 20 de julho de 2018.

O primeiro autor deve se certificar de que o resumo foi submetido.

  1. Configurações e preparação do resumo

a) Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples;

b) O resumo deve ter até 2.500 caracteres, com espaços;

c) Deve ser escrito em português e conter exclusivamente texto;

d) Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.

e) Atenção: Antes de enviar o resumo, façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa. Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no mesmo.

  1. Envio do resumo

a)     Antes de enviar o resumo é necessário:

  • Fazer a inscrição do primeiro autor;
  • Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
  • Ter preparado e revisado o texto de acordo com as normas.

b) Passo a passo para envio do resumo:

  • Abra o resumo preparado no editor de textos;
  • No site do congresso (www.ufla.br/congressos), identifique o CIUFLA > menu “Resumos” > “Submeter resumos”. Abra o formulário on-line e preencha cada campo com a informação solicitada.

Importante:

  • Sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informações do resumo do “editor de textos” para o “formulário on-line” para evitar erros de digitação e quedas de rede;
  • Se o formulário on-line ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
  • Recomendamos que o primeiro autor se certifique de ter submetido o(s) resumo(s). Não serão aceitas modificações, inclusões ou exclusões após o encerramento do prazo de submissão de resumos.
  1. Apresentação dos Trabalhos

Todos os resumos aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster e serão divulgados na biblioteca virtual do evento.

A partir do dia 15 de outubro, os autores deverão consultar no site www.ufla.br/congressos o horário oficial da apresentação do(s) pôster(es).

Apenas os trabalhos apresentados nas Sessões de Pôsteres terão os certificados disponibilizados e os resumos publicados na Biblioteca Digital do CIUFLA, a ser disponibilizado no site da PRP (www.prp.ufla.br).