Projeto de pesquisa contribui para promoção da saúde e prática pedagógica na educação infantil de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 27 Junho 2018 10:21 | Última Atualização: Sexta, 06 Julho 2018 08:53

Troca de experiência e de conhecimento a favor da “Promoção da Saúde e da Prática Pedagógica na Educação Infantil”. Esse é o título de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (DSA/UFLA), em parceria com a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), Diretoria de Educação a Distância (Dired) e a Prefeitura de Lavras, por meio das secretarias de Educação e Saúde.

Como parte do projeto, profissionais de escolas públicas municipais de Lavras participam de curso semipresencial que trata justamente da saúde e desenvolvimento de crianças. No último sábado (23) foram aplicados dois módulos do curso:“Educação alimentar e nutricional no contexto pré-escola” e “Desenvolvimento infantil”.O encontro reuniu 134 educadores, cantineiras, auxiliares de serviços gerais e outros profissionais, dos quinze Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). As palestras ocorreram no anfiteatro do Departamento de Biologia (DBI), no câmpus da UFLA. O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, acompanhou o início das atividades.

De acordo com a coordenadora geral do projeto e do curso, professora Miriam Monteiro de Castro Graciano (DSA/UFLA), a proposta principal é apresentar para profissionais que trabalham com educação infantil uma alimentação saudável e nutritiva e técnicas que contribuam para uma análise do desenvolvimento mais eficaz das crianças atendidas, com idade de 6 meses a 3 anos e 11 meses. “A ideia do projeto partiu de um trabalho de iniciação científica realizado em 2006. Foi feita uma pesquisa nessa área, pela qual realizamos, com estudantes de medicina, um levantamento (inquérito) do desenvolvimento de crianças de creches municipais. Já a proposta atual é testar a eficácia de ações educativas junto aos profissionais que atuam na educação infantil, avaliando o crescimento e o desenvolvimento de cada uma, conforme a faixa etária”, diz a coordenadora.

As palestras do primeiro módulo foram ministradas pelo aluno de mestrado em saúde da UFLA Luiz Felipe de Paiva Lourenço. Já o segundo módulo foi apresentado pela professora Miriam Monteiro. Para trabalhar as temáticas, os participantes foram divididos em grupos de estudo que vão avaliar como está a orientação nutricional e aspectos de desenvolvimento.

Após as palestras, os participantes tiveram 24 horas para planejar, a distância, atividades que estimulem cada faixa etária. Para a educadora Michele Aparecida Pimenta, o curso é muito interessante e importante para quem trabalha na educação infantil, principalmente a prática alimentar. “Nós sabemos que muitos alimentos contêm alto teor de gordura; e entender como inserir uma alimentação correta para que haja um desenvolvimento saudável é fundamental. Esse trabalho de boas práticas deve acontecer em conjunto com certeza”, enfatiza Michele. Erica Matias, também participante do curso, concorda que é preciso repensar a nutrição infantil, principalmente no ambiente escolar. “Até o carinho das cantineiras no preparo do alimento pode fazer a diferença. Esse hábito de comer bem, a criança acaba levando para a família. Até nós aprendemos a nos alimentar melhor”.O curso é dividido em 4 módulos. Os outros dois: “Saúde na Escola” e “Pedagogia de projetos e o desenvolvimento infantil” ocorrerão  em agosto 2018.

Texto: Lisa Fávaro - Jornalista, bolsista DCOM/UFLA.