Famílias atendidas pelo Cras Nova Lavras visitaram a UFLA e receberam dicas de alimentação saudável

Publicado: Segunda, 25 Junho 2018 14:11 | Última Atualização: Terça, 21 Agosto 2018 13:27

Trinta famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Nova Lavras, visitaram, pela primeira vez,  o câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e receberam orientações de saúde nutricional na última sexta-feira (22/6). O passeio surgiu da parceria do Departamento de Nutrição (DNU/UFLA) com a unidade pública estatal.

Durante o passeio, as famílias percorreram o Câmpus Histórico da UFLA, visitaram o museu Bi Moreira, conheceram departamentos da Universidade e retiraram dúvidas sobre alimentação saudável.  No encontro, os estudantes do DNU Emilly Barreto e Breno Biazotto explicaram a importância de se consumir vegetais no cotidiano, os perigos da ingestão de conservantes presentes em produtos industrializados e falaram sobre a alimentação orientada aos diabéticos.

“Orientamos o consumo de maça com casca e banana com aveia para aumentar a ingestão de fibra e, consequentemente,  diminuir a liberação de açúcar no sangue”,  disse Emilly Barreto. “Outra recomendação foi consumir de três a cinco porções de refeições diárias, com uma quantidade que cabe na palma da mão”, informa Breno Biazotto.

A visita foi proposta pelos próprios graduandos de Nutrição Emilly Barreto e Breno Biazotto, responsáveis por dar dicas de segurança alimentar às famílias assistidas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), programa que integra o Cras Nova Lavras.  Desde abril, os estagiários acompanham 60 pessoas atendidas pelo benefício do governo federal.

“A demanda surgiu a partir da disciplina de Ações de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. Algumas pessoas informaram que nunca conheceram a UFLA. Então, enviamos a proposta para o Departamento de Nutrição e recebemos apoio para a ação”, informou Emilly Barreto.

O psicólogo do Cras Nova Lavras, Daniel Faustino de Melo, afirma que o encontro foi importante para desenvolver a saúde mental e física as famílias que recebem trabalho social desenvolvido pelo Cras.  “Essa oportunidade ajudou no fortalecimento do grupo e possibilitou que mães descansassem com seus filhos em um ambiente prazeroso. Nossa intenção agora é conhecer o Observatório de Políticas Públicas da UFLA, uma vez que é uma forma de eles terem acesso às políticas públicas”, ressaltou.

A pensionista Maria Nandir, de 67 anos, parabenizou  o encontro. “Moro no bairro Alterosa e apenas passeava  na UFLA quando meus netos eram crianças. Hoje não saio de casa nem para ir ao centro da cidade. Essa visita foi tão agradável que pretendo vir sempre”, contou.

Moradora do bairro Bandeirantes, a pensionista Antônia Rita Silva, de 65 anos, revelou que conhecer a Universidade era um sonho. “Moro em Lavras há 50 anos e nunca tinha tido a oportunidade de saber o que se faz na UFLA”, disse.

Entenda

O Cras é uma unidade pública estatal que funciona como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social. Ele fica localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. O Cras Nova Lavras atende famílias de 28 bairros do município de Lavras.

Um dos seus principais serviços é o da Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que, de acordo com o governo federal, “visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”.

Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig
Ana Carolina Rocha, estagiária Dcom/UFLA