Estudantes do curso de Química desenvolvem projetos que atingem escolas da rede estadual de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 25 Junho 2018 10:04 | Última Atualização: Quarta, 15 Agosto 2018 14:48
Oficina de stencil com estudantes

Estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveram um material didático para a abordagem de conceitos científicos com alunos da Educação Básica da Escola Estadual Firmino Costa. A proposta surgiu no âmbito das disciplinas “Espaços Não Formais de Educação em Ciências” e “Estágio Supervisionado IV”, nas quais os estudantes da UFLA Richard, Gabriella e Gustavo construíram uma linha do tempo com imagens feitas com stencil para abordar aspectos ligados à história e evolução da Química e da Ciência, além de problematizar mitos e concepções sobre o cientista e a atividade científica.

O material construído – que inicialmente seria exposto apenas no Museu de História Natural da UFLA – levou os estudantes a ampliarem suas perspectivas em parceria com a professora Juliana Andrade Santiago, da Escola Estadual Firmino Costa. O material também foi levado ao Projeto Ecoar – Atitudes Socioambientais, ocorrido no dia 15 de junho, na Praça Dr. Augusto Silva.

Além deste trabalho, no âmbito do subgrupo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Departamento de Química (Pibid-Química), foram desenvolvidas outras propostas pedagógicas diferenciadas para o Ensino Médio, a fim de discutir conceitos químicos relacionados ao cotidiano dos estudantes, auxiliando no processo de aprendizagem.

Oficina de stencil com estudantes

O tema “Energia”, por exemplo, foi abordado em nove aulas com 120 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Firmino Costa, onde foi valorizado o desenvolvimento de pensamento crítico; abordagens pautadas na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte, o saber e a cidadania. Por fim, buscando estimular o interesse pelo conhecimento e pela prática científica, foi realizada uma atividade de iniciação científica na UFLA junto ao Departamento de Engenharia Florestal, sob a orientação do professor Rafael Mendes, para a obtenção de materiais a partir de resíduos lignocelulósicos.

Rafael de Paiva, estagiário Dcom/UFLA