Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Universidades francesas são capacitadas para o Celpe-Bras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 08 Abril 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 08 Abril 2008 21:00

Brasília, 8/4/2008 - Sete universidades francesas foram capacitadas, na última semana, para aplicação do exame do Celpe-Bras, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação, a prova é aplicada no Brasil e em outros países, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

São realizados exames do Celpe-Bras em abril e outubro. Já no segundo semestre deste ano, as universidades de La Sorbonne Novelle-Paris 3, Université de Paris 10, Université Paul-Valéry-Montpellier 3, Université Blaise Pascal-Clermont-Ferrand 2, Université de Poitiers, Université de Nantes e Université de Bordeaux 3 vão aplicar o exame. A França passa a ser o país com maior número de postos aplicadores, depois do Brasil.

Este mês, o exame Celpe-Bras será aplicado entre os dias 23 e 24, nos 20 postos brasileiros e em 37 postos localizados no exterior.

O CELPE-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. Internacionalmente, é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

O credenciamento das universidades francesas ocorreu na semana passada, durante a visita do Secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, à França. Segundo Mota, isso faz parte de uma preocupação do Brasil em ampliar suas relações acadêmicas com a França.

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.