Realizado o 41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 12 Agosto 2008 15:07 | Última Atualização: Segunda, 03 Mai 2021 08:33
Entre os dias 10 e 14 de agosto, aconteceu em Belo Horizonte, no Minascentro, o 41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, organizado pela Universidade Federal de Lavras em comemoração ao seu centenário de fundação.

A abertura oficial ocorreu na noite do dia 10 e contou com a presença do Reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; do Diretor Administrativo da Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF), professor Renato de Oliveira Resende; do Presidente do Congresso e chefe do Departamento de Fitopatologia da Ufla, professor Ricardo Magela de Souza; do Diretor de Programas Temáticos do CNPq, professor José Oswaldo Siqueira; do Palestrista, professor Alisson Paulinelli; da representante do MAPA/Brasília, doutora Ângela Pimenta Peres; do representante do MAPA MG, doutor Francisco de Pinho; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia, professora Antônia dos Reis Figueira e do Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), professor Édson Ampélio Pozza.

Os mais de 500 congressistas entre estudantes, pesquisadores, docentes e técnicos que compareceram à abertura, puderam ouvir o Hino Nacional, cantado pela Soprano Rita Medeiros e uma palestra do professor Alisson Paulinelli, seguida de uma belíssima apresentação do grupo de folclore Mineiro “Sarandeiros”.

Para as atividades dos dias seguintes, o congresso contou com expressiva participação de profissionais e acadêmicos, com um total de 980 congressistas inscritos, sendo 368 profissionais, 330 pós-graduandos e 281 graduandos.

Segundo o professor Ricardo Magela, presidente da comissão organizadora do congresso, “entre as muitas atividades do evento, foram proferidas palestras de alto nível, contando com a participação de professores e pesquisadores dos EUA, da Europa e de diversas regiões do Brasil”, conta.

A comissão organizadora foi composta pelos docentes, Técnicos administrativos, discentes de graduação e de pós-graduação do Departamento de Fitopatologia, além do apoio administrativo dado por secretárias cedidas por algumas Pró-Reitorias. “Tivemos o apoio incondicional não somente do reitor, mas de toda a Administração Central da Ufla, que nos propiciou meios de realizar este grande evento.” completa o professor.