Nemaaf/UFLA realiza curso de Agroecologia em parceria com a Emater

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 08 Novembro 2016 14:12 | Última Atualização: Sexta, 04 Novembro 2016 07:43
[caption id="attachment_125130" align="alignleft" width="263"]O curso ocorreu em Poço Fundo/MG, nas instalações da Cooperativa dos Agricultores familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) O curso ocorreu em Poço Fundo/MG, nas instalações da Cooperativa dos Agricultores familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam)[/caption] Entre os dias 24 e 28 de outubro, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar (Nemaaf), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizou, em parceira com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), o curso de formação em agroecologia, agricultura familiar e políticas públicas, para extensionistas rurais do Sul de Minas. O curso faz parte do projeto “Agroecologia e Agricultura Familiar no Sul de Minas Gerais: sistematizando experiências e reforçando diálogos para o desenvolvimento sustentável”, coordenado pelo professor, do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), Thiago Rodrigo de Paula Assis, em conjunto com a coordenadora regional da Emater/Lavras Flora Teixeira Castro, e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para o professor Thiago, o curso cumpriu um papel importante, de aproximar os extensionistas à Emater e ao Nemaaf, além de estimular os debates sobre a agroecologia na região e possibilitar a troca de conhecimentos sobre a temática. O curso ocorreu em Poço Fundo/MG, nas instalações da Cooperativa dos Agricultores familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam). Além da importância da agricultura familiar, da agroecologia, e das políticas públicas, o curso também abordou o controle biológico, o melhoramento participativo de sementes, a certificação orgânica e a saúde do trabalhador. Participaram 25 extensionistas rurais do Sul de Minas, além de dois técnicos da Coopfam.  Os participantes realizaram visitas a duas propriedades familiares, que cultivam café e hortaliças de forma agroecológica, com certificação orgânica, e à estrutura de beneficiamento da Coopfam. Também estiveram presentes os professores da UFLA Luis Cláudio Paterno Silveira, do Departamento de Entomologia (DEN) e Luiz Antonio Augusto Gomes, do Departamento de Agricultura (DAG), o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia André Barata, e estudantes do Nemaaf. Pelo Instituto Federal do Sul de Minas estiveram presentes a técnica, da Pró-Reitoria de Extensão, Aloísia Rodrigues Hirata e o professor Luiz Carlos Dias da Rocha.