Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Alimentos celebra 40 anos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 17 Novembro 2016 11:41 | Última Atualização: Terça, 08 Novembro 2016 14:08
40-anos-ppgcaCriado em 1976, o Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (PPGCA) chega aos 40 anos de atividade. Para celebrar, uma programação comemorativa foi organizada. Toda a comunidade universitária está convidada a participar das atividades previstas para 17/11, que incluem inauguração de estrutura física, palestras, missa e coquetel. Às 14h haverá inauguração do anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) - Anfiteatro Professor Adimilson Bosco Chitarra. Na sequência, às 15h, a professora aposentada do DCA Maria Isabel Fernandes Chitarra falará sobre o histórico e a evolução do Programa. A apresentação seguinte será da coordenadora da área Ciência dos Alimentos na Capes, professora Maria Ângela de Almeida Meireles. Ela abordará os “Critérios de Avaliação da Capes em Ciência dos Alimentos”. O coquetel de comemoração será no Centro de Integração Universitária (Ciuni), também na quinta-feira (17/11), às 20h (participação por adesão). Já a missa de celebração pelos 40 anos do PPGCA, será na quarta-feira (16/11), às 18h, na Capela Ecumênica da UFLA. Sobre o PPGCA O Programa de Pós Graduação em Ciência dos Alimentos foi criado na Universidade Federal de Lavras três anos depois do desmembramento do Departamento de Química e Tecnologia, que deu origem ao Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) em 1973. Com conceito 5 na Capes (que denota desempenho de qualidade dos cursos de pós-graduação), o Programa conta hoje com a atuação de 22 professores. Ao longo da história, foram defendidas 231 teses de doutorado e 487 de mestrado. São mais de 700 egressos e, atualmente, mais de 100 estudantes ligados ao Programa. As produções estão divididas em oito linhas de pesquisa: Aproveitamento de resíduos agrícolas e industriais Avaliação física, química, bioquímica, microbiológica e sensorial de vegetais “in natura”, processados e minimamente processados (café, cereais, frutas e hortaliças) Caracterização e condições de desenvolvimento de microrganismos contaminantes em alimentos, Caracterização física, química e bioquímica de produtos de origem animal Desenvolvimento e avaliação funcional, química, biológica e sensorial de alimentos Estudo de processos fermentativos rudimentares e industriais Elaboração e caracterização de filmes biodegradáveis Processamento de alimentos a altas e baixas temperaturas: parâmetros operacionais, propriedades térmicas, físicas e microestruturais Site do Programa: http://www.prpg.ufla.br/alimentos/

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.