Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professor do DCA/UFLA participa de curso de Gestão e Informatização de Coleção de Cultura de Microrganismos na China

Publicado: Quarta, 30 Novembro 2016 09:22 | Última Atualização: Sexta, 25 Novembro 2016 14:15
[caption id="attachment_125794" align="alignleft" width="249"]Professor Luís Roberto, durante apresentação da web site da Coleção de Cultura de Microrganismos do Departamento de Ciência dos Alimentos Professor Luís Roberto, durante apresentação da web site da Coleção de Cultura de Microrganismos do Departamento de Ciência dos Alimentos[/caption] O professor Luís Roberto Batista, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA) foi um dos selecionados a participar do curso: Training Course for Developing Countries on Microbial Resources Information Management and Utilization, em Beijing (China). O curso foi oferecido pela Federação Mundial de Coleções de Cultura (WFCC - World Federation for Culture Collections) e pelo Centro Mundial de Dados para Microrganismos (WDCM - World Data Centre for Microorganisms), sendo realizado no Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa de Ciência. O objetivo do curso foi auxiliar os curadores e suas equipes na atualização dos conhecimentos sobre técnicas avançadas de taxonomia, genoma e metagenômica de microrganismos, preservação e, especialmente,  no campo de informatização e banco de dados para as coleções de cultura de microrganismos. [caption id="attachment_125793" align="alignright" width="249"]Professor Luís Roberto recebe o certificado do treinamento internacional Professor Luís Roberto recebe o certificado do treinamento internacional[/caption] Durante o curso foi desenvolvida e apresentada a web site da Coleção de Cultura de Microrganismos do Departamento de Ciência dos Alimentos, elaborado pela WFCC e WDCM e disponível neste link. Atualmente, a página apresenta informações iniciais e um catálogo de fungos pertencentes à CCDCA. A CCDCA foi oficializada no Departamento de Ciência dos Alimentos em 2010 e, em novembro de 2015, foi credenciada junto ao Conselho Nacional de Patrimônio genético (CGEN) como fiel depositária. De acordo com o professor Luís Roberto, durante o curso, foi iniciada uma discussão para o processo de cooperação internacional entre o Instituto de Microbiologia da China e a UFLA, tendo como pontos iniciais a cooperação entre as Coleções de Cultura e a Identificação taxonômica de Microrganismos. [caption id="attachment_125795" align="aligncenter" width="384"]Professor da UFLA entre os participantes do curso: Training Course for Developing Countries on Microbial Resources Information Management and Utilization, em Beijing Professor da UFLA entre os participantes do curso: Training Course for Developing Countries on Microbial Resources Information Management and Utilization, em Beijing[/caption]  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.