Evento inédito movimenta ecossistema de inovação e empreendedorismo no Sul de Minas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 06 Janeiro 2017 06:08 | Última Atualização: Sexta, 09 Dezembro 2016 07:30
meetup1Promovido pelo Programa Empreende UFLA, do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da UFLA, o encontro entre empreendedores realizado nessa quarta-feira (7/12), em Lavras, promoveu uma experiência diferenciada de networking entre estudantes, empreendedores e órgãos que atuam com inovação e empreendedorismo no município. Com formato de happy hour, facilitando e estimulando o ambiente de diálogo entre diferentes pessoas, o meetup reuniu aproximadamente 70 pessoas e contou com a participação do sócio-fundador da empresa Techamall S.A, Alain Marques. Economista e investidor anjo pela plataforma Broota Brasil, Alain atualmente trabalha no relacionamento com investidores/corporate ventures e suporte de gestão para startups, e compartilhou suas experiências e dicas para quem deseja se aventurar nesse ambiente. “A inovação tecnológica vem através dos empreendedores inovadores: são eles que realmente fomentam a economia nacional. quanto mais a gente conseguir difundir esse conhecimento de inovação tecnológica e quanto mais as pessoas interagirem para formatar novos negócios, a cidade ganha, a região ganha e o país ganha, com desenvolvimento econômico e social. Esse movimento é algo muito significativo para a região do sul de minas”, ressaltou Alain. Através de um amigo, a estudante do curso de Engenharia Mecânica da UFLA, Taine Esteves, conheceu o empreendedorismo e vem tentando compreender esse movimento: “Ainda não me vejo como profissional. Vim participar do meetup para entender como o empreendedorismo pode ser aplicado na minha área”. meetupO evento contou com o apoio da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae) e Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (Neemp/UFLA).  “Esse foi o pontapé inicial para a queda de paradigmas. A proposta é criar eventos nos quais toda a comunidade empreendedora interaja com a universidade, buscando criar ideias, desenvolver a interação com as pessoas, fazendo com que seja real o ecossistema empreendedor – algo que já é tão comentando lá fora, e nós precisamos crescer nesse sentido aqui no município”, avaliou o coordenador do CIM e da Inbatec, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior. A iniciativa inédita chamou a atenção de empreendedores, como no caso do fundador da Arbitrate – startup que trabalha com mediação e conciliação online, que são formas alternativas aos processos judiciais, Rodrigo Couto. Ele ressaltou que nesse tipo de evento ocorrem muitas coalisões de ideias e oportunidades de apresentar a startup: “Buscamos sempre estar conectados nesse ambiente de startups e empreendedorismo, seja em eventos regionais, estaduais ou nacionais”. Marcando presença no evento, a analista do Sebrae e gestora da Microrregião de Lavras, Glaucya Jerusa, destacou a sua satisfação com a iniciativa: “Esse movimento tem que partir realmente dos empreendedores, desse núcleo de pessoas que realmente querem desenvolver os seus negócios, desenvolver novos modelos inovadores. Isso é muito importante, pois compartilhamos responsabilidades. O Sebrae sai um pouco do papel de ser o protagonista, do indutor do empreendedorismo e dá espaço para que as pessoas se tornem protagonistas do desenvolvimento local e econômico”. A analista ainda ressaltou a importância da parceria com a UFLA: “É o resultado de um esforço que a gente vem fazendo há cerca de quatro anos, quando começamos a trabalhar com a UFLA. Esse momento que vivemos era um sonho e hoje podemos dizer que o sonho está sendo realizado. Devemos continuar trabalhando esse ambiente, fazendo com que as pessoas se comuniquem mais, conversem mais e compartilhem experiências. Muitas vezes ficamos só no ambiente formal e esquecemos que o estímulo à criatividade ocorre mais nesses ambientes informais”. Para o coordenador do Empreende UFLA e estudante de administração pública da UFLA, Artur Gonçalves, “O ecossistema é feito da relação entre as pessoas, vai muito além da institucionalização. Precisamos conhecer com quem estamos trabalhando, ter apoio e assim conseguimos ir para frente. Conseguimos reunir o pessoal que desenvolve tecnologias em núcleos de estudos, empreendedores, entidades de apoio, vários atores sociais que estão desenvolvendo esse ecossistema”. Próximos passos Trazer eventos que quebram as perspectivas e tiram as pessoas da zona de conforto, eventos não só na área de interação, mas também de formação é o objetivo do Empreende UFLA. “Estamos construindo juntos e planejando a realização do Startup Weekend, um evento mais robusto de vivência empreendedora, precisamos continuar desenvolvendo o ecossistema e para isso é preciso começar a executar eventos que vão ajudar as pessoas a terem vontade de empreender, fazendo com que elas executem as suas ideias aqui”, ressaltou Artur.
Texto: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé) Fotos: Rennan Campos (Inbatec)