Cafeteria Escola da UFLA apresenta negócio e produtos para estudantes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 08 Fevereiro 2017 14:27 | Última Atualização: Segunda, 06 Fevereiro 2017 07:54
[caption id="attachment_127505" align="alignleft" width="240"] Estudantes da disciplina de Marketing[/caption] Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) visitaram a Cafeteria Escola CafEsal, na última terça-feira (31/1), para conhecer o modelo de negócio e como funciona o espaço. A visita foi promovida através da disciplina de Marketing, ministrada pelo professor do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA) Luiz Henrique de Barros Vilas Boas. A disciplina tem como objetivo desenvolver, junto aos estudantes, um entendimento sobre os conceitos e aplicações de Marketing a fim de contribuir com a sua formação e atuação profissional. Pela tradição e história da UFLA relacionada ao café, o produto tem sido um dos escolhidos nos últimos semestres para discutir aspectos teóricos da disciplina de Marketing relacionados a conceito de produto e comportamento de consumo. “Diante da criação da Cafeteria, que tem como objetivo o desenvolvimento de um espaço não apenas para consumo, mas principalmente para educar a comunidade acadêmica e local, achei interessante trazer os alunos para discutir, na prática, conceitos da disciplina no ambiente de consumo, de forma a estimula-los a pensar sobre aspectos teóricos que envolvem o conceito de produto, tipos de produto, criação de valor para o consumidor e aspectos que envolvem o serviço entregue por uma cafeteria”, explicou Luiz Henrique.  Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas formas de preparo do produto e discutir os conceitos inerentes a cada uma delas. Puderam perceber que, em um mesmo ambiente de negócios, é possível atender segmentos distintos de consumidores e que, estar atento às características dos consumidores, compreender suas necessidades e desejos é fator primordial para a construção de um conceito de produto que realmente atenda às expectativas e que, consequentemente, agregue valor ao produto/serviço oferecido. “O conceito da cafeteria CafEsal como um locus de disseminação de conhecimento e educação dos consumidores com relação à cultura do café também foi evidenciado”, pontuou o professor. A estudante Camila de Paula, 4º período de Engenharia Química da UFLA, participou da aula e ficou orgulhosa ao saber que a Universidade a qual ela faz parte tem uma forte atuação com o café. “Achei diferenciada a forma como o café é processado, a qualidade de todo o produto, a forma de atendimento da cafeteria, sendo o seu grande diferencial que o café que é servido é produzido na própria universidade. Isso é realmente incrível”. Texto e Fotos: Vanessa Trevisan- jornalista InovaCafé.