Interação entre Nequi/UFLA e empresa Artefacil abre portas para ensino, pesquisa e extensão sobre equideocultura

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 01 Agosto 2017 10:01 | Última Atualização: Sexta, 28 Julho 2017 09:22
[caption id="attachment_135989" align="alignleft" width="196"] Setor de Equideocultura do Departamento de Zootecnia[/caption] A diretora comercial da empresa Artefacil Consultoria e Produtos Hidrossanitários, Ranna Zaidan e o diretor sócio, Ciro Amaral - com mais de 35 patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)- estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na última semana, para conhecer o Setor de Equideocultura do Departamento de Zootecnia (SetEqui/DZO) durante um evento organizado pelo Núcleo de Estudos em Equideocultura (Nequi). A Artefacil realizou nos últimos sete anos testes de campo com outras universidades para avaliar o uso do cocho de sal patenteado em rebanhos de gado leiteiro e de corte. E, após conhecer todo potencial da UFLA e do DZO, manifestou interesse em formalizar um acordo de cooperação com a UFLA para realização de projetos de pesquisa com equinos. Além disso, durante o evento, Ranna e Ciro explicaram quais as inovações tecnológicas fazem parte de dois produtos com tecnologia patenteada para produção animal (cocho para fornecimento de sal mineral e bebedouro asséptico com cubas removíveis). Os equipamentos foram projetados para garantir máxima durabilidade e funcionalidade operacional, facilidade de montagem, desmontagem e limpeza, além de promover grande economia e redução do tempo de mão de obra necessário para abastecimento e manutenção. A empresa cedeu duas unidades para a equipe do Nequi utilizar em trabalhos de conclusão de curso na área de Ciências Agrárias. [caption id="attachment_135990" align="alignleft" width="191"] Interação entre Nequi/UFLA e empresa Artefacil[/caption] Segundo a professora Raquel Moura, orientadora do Nequi e membro da Comissão Interna responsável pelo SetEqui, a interação entre empresas com base tecnológica e a UFLA é de extrema importância para os estudantes terem uma formação diferenciada para posterior atuação no mercado de trabalho. Para o estudante de Zootecnia Thales Torres, coordenador geral do Nequi, essa será uma grande oportunidade de conhecer as inovações tecnológicas da Artefacil que auxiliarão muito aos estudantes que ajudam no manejo diário do plantel didático de equídeos usados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no câmpus da UFLA. Na ocasião, foi ministrada a palestra "Cochos e bebedouros com tecnologia patenteada para produção animal", com a professora Raquel, que explicou a importância do Sistema Brasileiro para Produção de Equídeos e da aplicação de inovações tecnológicas que possam sanar problemas comumente observados no dia-a-dia das propriedades rurais, como o desperdício de sal mineral em dias chuvosos e de água durante o manejo de limpeza de bebedouros instalados em piquetes. [caption id="attachment_135988" align="alignright" width="197"] Palestra Nequi[/caption] Em setembro deste ano, o Nequi realizará a I Conferência Internacional sobre Equideocultura junto com o III Simpósio Mineiro de Equinocultura, cujo tema central será “O Cavalo Brasileiro no Século XXI”. “Também abordaremos a inserção no campo de inovações tecnológicas visando a solução de problemas, tais como desperdícios de água, alimentos e tempo de mão de obra durante o manejo de equinos, com certeza é algo que desejamos ver na criação de cavalos da atualidade", comentou Raquel.