Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

XVII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas é realizado na UFLA

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
Na terça-feira (7/11), teve início na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o XVII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit), tem como objetivo discutir sobre os novos sistemas de produção agrícola, como manejo de doenças em sistemas de plantio direto, biotecnologia e doenças de plantas, entre outros temas de relevância para a área. O professor do Departamento de Fitopatologia (DFP), Flávio Medeiros, que é também coordenador do Nefit, abriu o evento ressaltando a importância do Brasil como referência em agricultura tropical e na implantação de novos sistemas de produção que são adotados em todo o mundo. Destacou, ainda, que os novos arranjos produtivos e seu impacto nas doenças de plantas foi a temática inspiradora para realização do evento. De acordo com Flávio, há diversos egressos de graduação e pós-graduação da UFLA “atuando na ciência e na prática da produção de alimentos no Brasil e no mundo” e, dos 11 palestrantes convidados, seis deles foram estudantes da instituição. O reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo, destacou que os eventos realizados pelos Núcleos de Estudos têm sido fundamentais para a vida da Universidade. “A UFLA tem buscado promover eventos que desenvolvam, além da parte técnico-científica, uma visão social, a partir dos conhecimentos gerados na academia e do compartilhamento de informações que auxiliem no desenvolvimento de um país mais justo e equilibrado”, ressaltou. Também compôs a mesa de abertura o chefe do DFP, professor Eduardo Alves, e a coordenadora geral do Nefit, a pós-graduanda Luma Pedroso. Sobre o Nefit O Nefit é um Núcleo de Estudos da área de Fitopatologia, fundado no ano de 2000, por docentes e discentes do curso de pós-graduação em Fitopatologia da UFLA. Desde sua criação, o Núcleo organiza o Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas, com o intuito de trazer temas relevantes das diferentes áreas da fitopatologia. De acordo com a coordenadora Luma Pedroso, este foi o primeiro ano em que os membros do Núcleo passaram por seleção, abrindo espaço também para estudantes de graduação. Além disso, o projeto passou a trabalhar paralelamente com a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC). Mais informações sobre o Núcleo podem ser encontradas no site do Nefit ou na página do facebook. Mayara Toyama – Estagiária/DCOM [ngg_images source="galleries" container_ids="917" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.