Resultado final da I Olimpíada de Matemática e do Concurso de Poesias em Três Pontas

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) finalizou a I Olimpíada de Matemática e o Concurso de Poesias em Três Pontas. A competição foi voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Foram 39 medalhistas em Poesia; 17 medalhistas em Matemática; além de menções honrosas para professores. A classificação final pode ser acessada no site: http://www.dex.ufla.br/olm/trespontas.html. A Olimpíada Trespontana de Matemática visou estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da rede básica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio e o aperfeiçoamento dos professores, além de identificar jovens talentos na Matemática e aproximar a UFLA das escolas da cidade de Três Pontas. [caption id="attachment_145900" align="alignright" width="203"] Aplicação das provas[/caption] “O município de Três Pontas tem tido uma quantidade de alunos premiados aquém do seu potencial. Um dos motivos, é que a Olimpíada de Matemática apresenta problemas de Matemática de maneira diferente de livros didáticos explorando o raciocínio e instigando o estudante e seu professor a buscar soluções criativas”, comenta a organização. Além da Olimpíada de Matemática, ocorreu o Concurso de Poesia, que teve como Comissão Julgadora os professores da UFLA: Celso Vallin, do Departamento de Educação e Olga Lucia Mondragon Bernal, do Departamento de Ciências dos Alimentos; os estudantes de Letras na UFLA: Christian Antônio de Souza Sales, Silmara Santos e Greicielle dos Santos e o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Tiago Henrique da Silva; além do assistente em administração e graduando em Direito pela UFLA Cristian Maciel dos Santos Ramos, da coordenadora de Cerimonial da UFLA Maísa Lima e do jornalista Sebastião Filho. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de novembro, às 17h, no Anfiteatro da Cocatrel, no centro de Três Pontas. “Esperamos que a OTM e o Concurso de Poesias Trespontano possam contribuir para o aumento do interesse dos alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e pelo estudo em geral, assim como a melhora do desempenho em sala de aula. Consequentemente, melhores resultados podem ser obtidos no que diz respeito à criatividade, disciplina, autoestima e motivação dos alunos”, destaca a organização.