Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA reuniu-se com produtores da agricultura familiar para discutir fornecimento ao RU

Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
A UFLA instituiu uma comissão formada por professores, servidores do Restaurante Universitário (RU) e do setor de licitações para projetar ações que viabilizem a compra de alimentos da agricultura familiar para fornecimento ao RU. Essa comissão, em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), organizou, no dia 30/11, um encontro com agricultores familiares para apresentar o funcionamento do RU e conversar sobre quais produtos eles podem fornecer e em qual época, com o objetivo de pensar a compra para fornecimento ao Restaurante. Essa compra será feita por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra Institucional, amparado pelo Decreto Federal nº 8.473/2015. Tal decreto estabelece que órgãos públicos federais, fornecedores de alimentação, devem adquirir pelo menos 30% dos alimentos da agricultura familiar. Participaram do encontro cerca de 50 pessoas, entre agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Lavras, Ijaci, Campo do Meio, Ibituruna, São Thomé das Letras, Campo Belo, Perdões e Nepomuceno. Técnicos da Emater-MG e estudantes também estiveram na reunião. A abertura contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, e do engenheiro agrônomo Marcos Fabri, gerente regional da Emater-MG. Inicialmente, os professores Thiago Rodrigo de Paula Assis e Rafael Chiodi (ambos do Departamento de Administração e Economia – DAE) apresentaram o PAA e sua importância para o desenvolvimento local. Em seguida, a professora Nathalia de Fátima Joaquim (DAE) e o servidor Pedro Henrique de Souza Rocha (Diretoria de Gestão de Materiais - DGM) explicaram como funcionam as compras nesse programa. Houve ainda uma apresentação sobre o RU e os produtos utilizados, realizada pela nutricionista Emília Cristina Mões Oliveira e pelo administrador Evanio Silva Ribeiro. Após essas apresentações, a coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater, Flora Castro, realizou um levantamento com os agricultores e agricultoras para que eles pudessem listar os alimentos que produzem e que poderiam ser fornecidos. Os presentes também fizeram uma visita para conhecer o RU e seu funcionamento, e ainda almoçaram no Restaurante. A comissão e a Emater continuarão o contato com os agricultores, visando viabilizar a compra de produtos da agricultura familiar, processo que ocorrerá por meio de chamada pública. Para o professor Thiago Assis, “esse é um passo importante para que a UFLA possa adquirir alimentos diretamente da agricultura familiar, visando promover o desenvolvimento local e contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar da região. A aproximação com a agricultura familiar também pode gerar oportunidades de ensino, pesquisa e extensão para a Universidade, além da perspectiva de adquirir alimentos de qualidade para o Restaurante”.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.