Mudanças na rotina de matrícula para 2018/1º - confira as etapas do procedimento

Publicado: Terça, 21 Agosto 2018 14:42 | Última Atualização: Terça, 21 Agosto 2018 14:44

No final de 2017, foi aprovada pelo Conselho de Graduação a Instrução Normativa 006, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). O documento traz alterações em alguns procedimentos de matrícula em disciplinas, e os graduandos da UFLA devem ficar atentos a elas.

Uma das mais impactantes é o número de etapas de matrícula. Anteriormente, havia três etapas, e mais uma para recursos; a partir de agora, passam a vigorar quatro etapas. Ou seja, não há mais uma etapa exclusiva para inclusão de optativas, que devem ser escolhidas na última etapa de matrícula. Os recursos sobre disciplinas serão correspondentes à quarta etapa e atenderão a regras diferenciadas. Esta quarta fase, anteriormente dependente de formulários, agora também ocorre via SIG.

Outra premissa é que os calouros que já chegam à UFLA com alguma progressão por aproveitamento de créditos podem fazer alterações no plano de estudos via Sistema Integrado de Gestão (SIG), mesmo aqueles que entraram pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou Processo de Avaliação Seriada (PAS).

Etapas

Na primeira etapa, os estudantes podem solicitar matrícula em disciplinas obrigatórias e eletivas nas turmas referentes ao seu curso e matriz curricular. Os discentes em percurso regular receberão uma sugestão de horário, devendo confirma-la nesta etapa, garantindo a prioridade nas vagas em disciplinas obrigatórias. Caso a confirmação da sugestão do horário não seja realizada na primeira etapa, o estudante concorrerá às vagas nas etapas subsequentes nas mesmas condições dos demais discentes.

A segunda etapa é de ajuste de horário pessoal e vagas remanescentes. Ali, será possível solicitar matrícula em disciplinas obrigatórias e eletivas de outros cursos, mas em turmas do mesmo turno (diurno-diurno e noturno-noturno). Os estudantes que não conseguirem a matrícula nas disciplinas solicitadas na primeira etapa poderão fazer nova solicitação nesta; porém, sem as vagas já ocupadas na primeira etapa. Também será permitido: acrescentar novas solicitações de matrícula em disciplinas; ou excluir, modificar ou substituir matrículas já deferidas.

Diferente da segunda etapa, a terceira etapa é uma fase na qual será possível solicitar a matrícula nas turmas de disciplinas obrigatórias e eletivas do seu curso, porém, ofertadas em turmas de outros cursos e turnos. Os estudantes que não conseguirem matrícula nas disciplinas solicitadas nas etapas 1 e 2 poderão fazer a solicitação novamente nesta etapa, na qual também será permitido acrescentar novas solicitações de matrícula em disciplinas, excluir, modificar ou substituir matrículas já deferidas.

A quarta etapa será destinada à matrícula extraordinária, na qual o estudante terá a possibilidade de ocupar vagas ainda existentes em turmas. A solicitação de matrícula em disciplinas obrigatórias, eletivas e/ou optativas nesta etapa apenas será possível quando restarem vagas disponíveis na disciplina, cumprido os requisitos e não havendo choque de horário. Só será permitido acrescentar disciplinas no horário semanal de atividades acadêmicas, não sendo possível excluir, modificar ou substituir matrículas já deferidas nas etapas anteriores.

A prioridade de matrícula obedecerá aos seguintes critérios: o estudante que tenha a disciplina como obrigatória ou eletiva na matriz curricular de seu curso terá prioridade em relação ao estudante que tenha a disciplina como optativa; maior progressão no curso; e maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) Geral.

Como o calouro acessa o SIG?

Quando realizar a primeira matrícula, o discente receberá um Registro Acadêmico (RA) de nove dígitos numéricos. Haverá um endereço de e-mail institucional correspondente a esse registro, que será o canal de comunicação oficial entre a UFLA e o discente (também dá acesso aos sistemas da Instituição). Esse endereço de e-mail e sua senha devem ser utilizados para acessar o SIG.

Os estudantes oriundos do SiSU e do PAS serão automaticamente matriculados nas disciplinas do primeiro período do curso de ingresso, de acordo com a matriz curricular vigente, devendo acessar o SIG para renovar sua matrícula na UFLA e solicitar matrículas em disciplinas. Porém, os estudantes ingressantes por meio do SiSU e do PAS que, ao ingressarem na UFLA, apresentarem percentual de curso concluído maior que zero, terão oportunidade de solicitar matrícula em disciplinas, desde que existam vagas remanescentes.

Os estudantes ingressantes por processos seletivos de Mudança Interna, Transferência Externa, Obtenção de Novo Título ou outros de mesma natureza continuam devendo acessar o SIG para efetuar a matrícula na UFLA e solicitar a criação de seu horário pessoal de aulas para o período, incluindo-se o primeiro período letivo.

Quando houver mais solicitações de matrícula do que vagas disponíveis em uma mesma turma, o critério de desempate para ocupação de vagas será processado, em cada etapa de matrícula, observando-se o Índice de Prioridade disposto no artigo 55 da Resolução CEPE 042/2007 e no artigo 15 da Resolução CEPE 049/2017.

Acesse: Normativa nº 006/PRG/UFLA