Trabalhos científicos de estudantes do DCA tiveram destaque em evento internacional

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 24 Abril 2018 10:18 | Última Atualização: Quinta, 23 Agosto 2018 13:13
A apresentação dos trabalhos ocorreu em Montevidéu.

Entre os dias 9/4 e 12/4 uma professora e duas estudantes do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA) estiveram em Montevidéu, no Uruguai, para apresentação oral de trabalhos científicos. Elas participaram do Sensometrics, uma conferência que reúne os principais estatísticos, psicólogos, cientistas sensoriais e pesquisadores de mercado do mundo em torno da solução de problemas de medição e análise de dados nas áreas de ciência sensorial e de consumo.

Os trabalhos das estudantes Michele Ribeiro, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência dos Alimentos , e Fernanda Barbosa, graduanda em Engenharia de Alimentos, receberam premiação no evento. A professora do DCA Ana Carla Marques Pinheiro, que também apresentou trabalho durante a conferência, enfatiza a dimensão do reconhecimento. “Foram apenas quatro estudantes beneficiados na categoria Travel Awards (com concessão de inscrição no evento e passagem aérea), sendo dois da UFLA, um da França e outro da Noruega”. Entre os critérios para seleção dos trabalhos estava o mérito das produções, baseado na qualidade do resumo.

Da esq. p/ dir.: Michele, Ana Carla e Fernanda.

Michele é autora do trabalho “Combinatory tools for the development of a diet with natural sweeteners”, que tem como co-autores Daniela Rodrigues, Renata Reis, Letícia Silveira, Vanessa Souza, Cleiton Nunes e Ana Carla Marques Pinheiro (professora orientadora). Por meio da combinação de técnicas sensoriais e delineamento estatístico, os pesquisadores trataram do desenvolvimento de um iogurte diet com adoçantes naturais. Verificaram que uma mistura de estévias (com diferenças na composição química e custo) é uma boa alternativa para substituir a sacarose ou a sucralose, mantendo adequadamente o sabor do produto.

Já Fernanda apresentou o resumo “Evaluation of time intensity curves by bootstrap confidence intervals”, que teve também como coautores Isabel Amorim, Vladimir Vietoris e Renato Lima (professor orientador). O trabalho propõe o uso de um modelo estatístico para a análise de dados de uma metodologia sensorial específica, que contempla a dinâmica da percepção sensorial ao longo da ingestão de um alimento, o que contribui de forma significativa para a exploração das respostas sensoriais. Outro trabalho apresentado de forma oral durante o evento, pela professora Ana Carla, foi “Evaluation of different approaches of ‘Preferences sorting’: a new tool for assessing drivers of liking”. A pesquisa buscou propor uma abordagem diferente para um teste sensorial contemplando a obtenção de informações sobre características e aceitabilidade de produtos em um único teste sensorial, contribuindo com alternativas de técnicas sensoriais utilizadas para o desenvolvimento de novos produtos.

As estudantes da UFLA acompanhadas de
Thomas Carr, autor de um dos livros base
da área de análise sensorial.

De acordo com Ana Carla, a participação dos estudantes da UFLA no evento tem um histórico que pode ser comemorado. “Esta é a quarta edição do Sensometrics em que estudantes da UFLA são contemplados pelo Travel Awards. É um indicativo importante de que os trabalhos desenvolvidos no campo da sensometria e análise sensorial estão no caminho certo”, avalia.