Inscrições abertas para o nível universitário da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Segunda, 02 Abril 2018 17:19 | Última Atualização: Quinta, 23 Agosto 2018 16:12

Estão abertas as inscrições para o nível universitário da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2018), organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Os estudantes universitários interessados em participar da 40ª edição da OBM devem realizar a inscrição até 26 de abril, no site da competição. As inscrições são gratuitas.

Nesta edição das Olimpíadas, o nível universitário continuará com duas fases, com a inscrição individual por parte do estudante de graduação. A prova da primeira fase desse nível será realizada no dia 4 de maio e será também válida como primeira fase do 8º Concurso Universitário de Matemática Galois Noether 2018. Já a segunda fase será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, coincidindo com a prova dos níveis 1, 2 e 3. A divulgação do resultado final está prevista para dezembro.

Para outras informações, confira o site do evento.

Sobre a OBM*

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição para os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Trata-se de um projeto da Sociedade Brasileira de Matemática em cooperação com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Seu principal objetivo é contribuir para a melhoria do ensino de Matemática no País. Além disso, a competição permite a descoberta de jovens com talento matemático excepcional, que poderão ter contato com profissionais e instituições de pesquisa de alto nível. A partir dos resultados da OBM, estudantes são selecionados para representar o Brasil em competições internacionais de Matemática.

A 1ª OBM ocorreu no Brasil em 1979. Desde então, passou por mudanças em seu formato, mantendo sempre a premissa de estimular o estudo da Matemática pelos alunos e desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores.

Em 2017, a OBM mudou de formato. No nível universitário ela continua a ser composta de duas fases, mas conta com a inscrição individual por parte do estudante de graduação. Já nos níveis 1, 2 e 3, a OBM é composta de uma única fase, realizada sempre no segundo semestre, apenas para estudantes convidados.

*Com informações de divulgação do evento

Alberto Moura – estagiário Dcom/UFLA