Primeira dissertação do curso Mestrado em Biotecnologia Vegetal na Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 20 Fevereiro 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 20 Fevereiro 2008 21:00

O Curso de Mestrado em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal de Lavras (Ufla) terá sua primeira dissertação defendida em 22/02/2008, as 14 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Central.

A aluna Elizângela Almeida Rocha, orientada pelo professor Luciano Vilela Paiva, desenvolveu seu trabalho sobre “Divergência genética e Fingerprint em cultivares de Batata (Solanum tuberosum L.) usando marcadores moleculares RAPD e SSR”.

A Banca será composta por Luciano Vilela Paiva, Cláudia Teixeira Guimarães, Anderson Cleiton José e Marcelo Murad Magalhães (Suplente).

Para a autora, a introdução de novas cultivares de batata (Solanum tuberosum L.) tem sido uma estratégia adotada para aumentar a produtividade. Devido aos processos de melhoramento, a batata apresenta base genética estreita o que dificulta a identificação das cultivares por meio de marcadores morfológicos. Assim, há uma necessidade constante de utilizar métodos que possam identificar tais cultivares e avaliar a divergência genética em seu germoplasma.

O trabalho teve como objetivo avaliar a divergência genética e identificar cultivares de batata por meio de marcadores RAPD e SSR. Foram avaliadas 16 cultivares fornecidas pela Empresa Multiplanta Tecnologia Vegetal Ltda. O DNA genômico foi extraído através do protocolo CTAB, sendo a amplificação e obtenção dos fragmentos analisados através de reações RAPD e SSR.

As distâncias genéticas foram obtidas pelo coeficiente de Jaccard, o agrupamento pelo método UPGMA e foram obtidos também, os valores de PIC para os primers RAPD e SSR utilizados. 25 primers RAPD e 20 primers SSR foram selecionados com base na quantidade e qualidade do polimorfismo obtido entre as cultivares. Os 25 primers RAPD geraram 92 bandas polimórficas e os 20 primers SSR produziram 136 bandas polimórficas as quais foram suficientes para estabelecer a similaridade genética entre as cultivares em estudo. A análise de agrupamento, realizada com o método UPGMA, produziu os dendogramas os quais permitiram uma distinção genética das cultivares.

Os valores de PIC demonstraram o alto conteúdo informativo dos primers RAPD e SSR, sendo que através da utilização de 6 primers RAPD e de 3 primers SSR foi possível identificar todas as 16 cultivares analisadas neste estudo. Os marcadores RAPD e SSR foram adequados para a diversidade genética e caracterização das cultivares de batata evidenciando que o alto grau de polimorfismo detectado por estes marcadores confirma o potencial das técnicas na análise de fingerprinting e suas utilidades na caracterização genética de cultivares de batata.