Núcleos de Teleconferência e Acessibilidade da Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 30 Outubro 2009 11:22 | Última Atualização: Sexta, 30 Outubro 2009 11:22

A Biblioteca Central da Ufla inaugurou, no dia 28/10, dois espaços para seus usuários: o Núcleo de Acessibilidade e o Núcleo de Teleconferência, este último implantado em parceria com o Centro de Informática da Ufla.

Durante a solenidade, a Diretora da Biblioteca, Vânia Natal de Oliveira e o Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, desataram a fita de inauguração dos Núcleos.

Logo após, o Diretor do Centro de Informática, Erasmo Evangelista de Oliveira, explicou que o Núcleo de Teleconferência vai possibilitar a participação de estudantes, professores e técnicos-administrativos da Ufla em eventos que os mesmos não possam participar pessoalmente, favorecendo atividades tanto de ensino como de pesquisa. Ele também disse que uma sala de vídeo-conferência com equipamentos cedidos pela Rede Nacional de Pesquisa será disponibilizada no Centro de Informática no próximo ano.

Já o prof. Mozar afirmou que “o novo Núcleo poderá ser utilizado em defesas de teses com membros externos de bancas, mediação de seminários e em reprodução de vídeo-aulas, entre outras atividades. E isso ampliará a interação entre a Ufla e outras instituições”.

Ele frisou, ainda, que já há recursos assegurados para a instalação de outras quatro unidades de videoconferências, além do núcleo citado pelo servidor Erasmo. O pró-Reitor também elogiou o trabalho dos servidores técnico-administrativos da Ufla que tanto se empenharam pela implantação deste espaço.

O outro núcleo inaugurado é também uma homenagem ao bicentenário do francês Louis Braille, criador do sistema Braille. O núcleo será, a partir de agora, um espaço de suporte para as pessoas com necessidades especiais. Adquirido por meio do Projeto Incluir, do governo federal, o novo espaço conta com equipamentos e material adequado e em tamanho acessível para aqueles que têm dificuldades em ler e também para aqueles que têm problemas auditivos.