“Avanços da fitopatologia aplicados ao agronegócio” foi o tema do Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 17 Novembro 2015 11:56 | Última Atualização: Quinta, 12 Novembro 2015 15:05
simposio_manejo_plantasA Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou mais um Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas. Neste ano, a temática abordada foi “Avanços da fitopatologia aplicados ao agronegócio”. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit) e pelo Departamento de Fitopatologia (DFP/UFLA), foi realizado nos dias 10 e 12 de novembro. Em sua 15ª edição, o Simpósio retratou os seguintes subtemas: “Fitopatologia e segurança de alimentos”, “Doenças emergentes e quarentenárias” e “Manejo da resistência de plantas”, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Realizado há mais de uma década, o Simpósio é marcado pela intensa participação da comunidade universitária e de profissionais nacionais e internacionais de diversas instituições ligados à área de agronomia, com a finalidade de discutir as principais tecnologias da área. O professor do Departamento de Fitopatologia da UFLA José da Cruz Machado, representando o Nefit, elogiou a equipe organizadora pela escolha do tema deste ano. “Temos pela frente o desafio da defasagem de alimentos. Ao Brasil tem sido imposta missão de aumentar a produção, mas além de quantidade, precisamos pensar em qualidade. Nesse Simpósio temos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos com grandes pesquisadores nacionais e internacionais”, destacou José Machado. Em seu pronunciamento na abertura do evento, o professor José da Cruz Machado aproveitou para anunciar que será criado na UFLA um Centro de Segurança Alimentar em parceria com a Universidade de Wageningen/Holanda.  A ideia é sediar este setor na UFLA e fomentar os setores de pesquisa e treinamento de pessoal na área de Defesa Agropecuária, de maneira a fortalecer os estudos sobre Segurança Alimentar em toda a cadeia produtiva de carne, frutas, grãos/sementes e produtos lácteos, com ênfase na gestão e controle dos riscos que estes produtos oferecem a saúde humana e animal. O pró-reitor de Pesquisa da UFLA José Maria de Lima também esteve presente na cerimônia de abertura do evento. Ele comentou que o “pensar ciências” no Agronegócio é algo bem sucedido desde a década de 70, sendo de extrema importância para o país. “Resolvendo o problema da fitopatologia no campo, significa maior quantidade de produção, sem a necessidade de se ocupar novas terras, e tudo com muita qualidade”. O Núcleo de Estudos em Fitopatologia O Nefit é uma entidade sem fins lucrativos, vinculado ao Departamento de Fitopatologia, destinado a pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados. Em 2015, o Nefit completa 15 anos, sempre promovendo eventos que contribuem para um melhor aproveitamento dos conhecimentos gerados nessa área. Em 2003, o Nefit ganhou um espaço para sua sede no Departamento de Fitopatologia. O Núcleo estimula a formação e reciclagem constante de seus associados buscando viabilizar participações em eventos científicos, bem como a promoção do Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas e outros eventos de menor abrangência, como palestras e cursos de curta duração.
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA