Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Novos projetos entre Brasil e EUA são selecionados

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 18 Julho 2007 21:00 | Última Atualização: Quarta, 18 Julho 2007 21:00

O Programa de Consórcios em Educação Superior entre o Brasil e os Estados Unidos selecionou 12 projetos de intercâmbio educacional e de pesquisa para início em outubro deste ano. A análise foi feita durante a reunião da comissão binacional integrada por representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec) e do Fundo para Melhoria da Educação Pós-Secundária (Fund for the Improvement of Post Secondary Education - Fipse), em Washington, de 11 a 14 de julho.

Ao todo serão investidos R$ 1,5 milhão. O objetivo do programa é financiar o intercâmbio de estudantes de gradução de diversas áreas e também a cooperação entre pesquisadores dos dois países. Além disso, os cursos de graduação brasileiros participantes conseguem modernizar a grade curricular e é possível o reconhecimento mútuo de créditos. Os projetos conjuntos escolhidos são das áreas de engenharias, meio ambiente, ciências agrárias, arquitetura, administração, cinema e inclusão social (multidisciplinar). Foram analisados 23 propostas de grupos de pesquisa de instituições brasileiras e norte-americanas.

De acordo com a coordenadora adjunta da Cooperação Internacional da Capes, Fátima Battaglin, também foi feita uma avaliação dos consórcios em andamento, definição do calendário de ações para 2008, além de discussões sobre novas diretrizes para o programa. “Avaliamos que os resultados têm sido excelentes, porque insere no cenário da pós-graduação estudantes mais qualificados, com domínio do idioma e experiência em outra cultura”.

Desde que foi criado, em 2001, o programa aprovou 51 projetos. Atualmente, estão em andamento 33 projetos.