Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Andifes lança Plano Nacional de Assistência Estudantil

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 06 Agosto 2007 21:00 | Última Atualização: Segunda, 06 Agosto 2007 21:00

A Andifes lança, na noite desta terça-feira (07/08), o Plano Nacional de Assistência Estudantil. Meta prioritária da Associação, a proposta apresenta as diretrizes norteadoras para a definição de programas e projetos dessa natureza, satisfazendo essa que é uma demanda da sociedade e dos alunos.

Em 2004, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) realizou estudos que demonstram que o perfil socioeconômico da sociedade brasileira está reproduzido no perfil dos alunos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esse trabalho identificou as dificuldades socioeconômicas de uma parcela significativa do segmento estudantil como uma das causas da evasão e da retenção.

O Plano Nacional de Assistência Estudantil busca a solução dessa demanda por meio da articulação de ações assistenciais para a permanência e a conclusão de curso por parte dos estudantes carentes, na perspectiva de inclusão social, de melhoria do desempenho acadêmico e de qualidade de vida. A meta é a criação de um Fundo para Assistência Estudantil, com valor equivalente a 10% do orçamento anual de Outros Custeios e Capitais (OCC) das IFES. Esses recursos, providos pelo Ministério da Educação, serão adicionados aos já aplicados atualmente pelas instituições.

Na ocasião, serão homenageados os ex-presidentes da Andifes, Wrana Maria Panizzi e Emídio C. de Oliveira Filho. A professora Wrana é a atual vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O professor Emídio atua como diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes).

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.