MEC anuncia calendário do Enem 2015 – Inscrições começam no dia 25

enem-logoO Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 14, o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro; e o período de inscrições irá das 10 horas do dia 25 de maio até as 23h59 do dia 5 de junho.  As inscrições deverão ser feitas no site:http://enem.inep.gov.br/.

As provas terão início às 13h30 e os portões serão fechados às 13 horas. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração. No segundo dia, os inscritos terão o tempo de 5 horas e meia para a resolução das provas de linguagens, matemática e redação.

O valor da taxa de inscrição é de R$63,00. Porém, estudantes matriculados na rede pública e que vão concluir o ensino médio em 2015, além dos candidatos que comprovarem carência de acordo as regras do edital, poderão requerer isenção dessa taxa.

O edital completo do Enem deverá ser divulgado somente na segunda-feira (18/5), no Diário Oficial da União.

Enem e o ingresso na UFLA

A nota do Enem é usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU), que disponibiliza vagas nas universidades públicas participantes. A UFLA destina, aos candidatos classificados pelo SiSU, 60% das vagas dos seus cursos de graduação presenciais no primeiro semestre de cada ano e todas as vagas no segundo semestre.

Com os resultados obtidos no Enem, os inscritos podem pleitear, ainda, participação em programas governamentais para a educação, como o Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e oportunidades decorrentes desses programas, como o Ciência Sem Fronteiras (CSF).