Embaixadores UFLA: Marina Scalioli Vilela

Marina Scalioli Vilela tem 25 anos e formou-se em Agronomia no ano de 2018. Atualmente, está cursando o Doutorado em Agronomia/Fitotecnia na #UFLA. Também iniciou o curso de Especialização em Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ/USP, a fim de se especializar mais nessa área.

Veja só seu relato sobre a vivência aqui na #UFLA e o conselho para os novos estudantes:

“Além de toda a bagagem teórica e prática na área de Agronomia que adquiri ao longo da minha formação na #UFLA, tive a oportunidade de conviver com excelentes pessoas, colegas que se tornaram amigos da vida, professores que foram exemplos de atuação e profissionalismo, que sempre acreditaram e me incentivaram a buscar meus objetivos pessoais e profissionais. Pude vivenciar desafios e lições muito gratificantes, que levarei para o resto da vida, e os quais foram essenciais para minha evolução. Por isso, posso afirmar que minha versão de hoje é muito melhor do que aquela de quando iniciei os estudos, em 2014. Durante a graduação, tentei aproveitar ao máximo as mais variadas áreas da agricultura na Universidade, a fim de encontrar uma que eu mais me identificasse: pesquisas na área de hortaliças não convencionais e alelopatia, estudos em ciência do solo e estudos em cafeicultura – momento em que descobri minha paixão, me aproximando de todos os processos envolvidos na cadeia produtiva cafeeira. Além de vivenciar a cafeicultura na prática, participei de projetos sociais, como o Apae Verde, projetos de extensão, como o Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores e a Expocafé, e projetos de pesquisa que instigaram meu interesse em continuar na área e seguir para o Mestrado e o Doutorado com foco em cafeicultura.

Hoje, sou muito feliz por ter realizado minha graduação em Agronomia e meu mestrado na #UFLA, uma das principais referências em cafeicultura no mundo. E me sinto muito realizada de poder cursar o doutorado na mesma Instituição, cercada de excelentes profissionais, técnicos, amigos, professores, em especial meu orientador desde a graduação, o Prof. Rubens José Guimarães. Sou também muito grata aos meus pais por sempre proporcionarem condições para meus estudos e me incentivarem a buscar meus sonhos. O que eu mais sinto falta da época de graduação é a convivência diária com meus amigos, as aulas práticas e visitas técnicas com a turma 2014/1, além dos intervalos na cantina central. Para os novos estudantes, a #UFLA é uma Universidade de excelência, que possui ótimas oportunidades para aqueles que buscam cada dia mais conhecimento. Então, tentem aproveitar ao máximo tudo que a universidade tem a oferecer, participem de núcleos de estudo, porque tudo o que aprenderem será de grande valia, não só para ingressarem no mercado de trabalho, mas também para a vida.”