Embaixadores UFLA: Marina Scalioli Vilela

Marina Scalioli Vilela tem 25 anos e formou-se em Agronomia no ano de 2018. Atualmente, está cursando o Doutorado em Agronomia/Fitotecnia na #UFLA. Também iniciou o curso de Especialização em Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ/USP, a fim de se especializar mais nessa área.

Veja só seu relato sobre a vivência aqui na #UFLA e o conselho para os novos estudantes:

‚ÄúAl√©m de toda a bagagem te√≥rica e pr√°tica na √°rea de Agronomia que adquiri ao longo da minha forma√ß√£o na #UFLA, tive a oportunidade de conviver com excelentes pessoas, colegas que se tornaram amigos da vida, professores que foram exemplos de atua√ß√£o e profissionalismo, que sempre acreditaram e me incentivaram a buscar meus objetivos pessoais e profissionais. Pude vivenciar desafios e li√ß√Ķes muito gratificantes, que levarei para o resto da vida, e os quais foram essenciais para minha evolu√ß√£o. Por isso, posso afirmar que minha vers√£o de hoje √© muito melhor do que aquela de quando iniciei os estudos, em 2014. Durante a gradua√ß√£o, tentei aproveitar ao m√°ximo as mais variadas √°reas da agricultura na Universidade, a fim de encontrar uma que eu mais me identificasse: pesquisas na √°rea de hortali√ßas n√£o convencionais e alelopatia, estudos em ci√™ncia do solo e estudos em cafeicultura – momento em que descobri minha paix√£o, me aproximando de todos os processos envolvidos na cadeia produtiva cafeeira. Al√©m de vivenciar a cafeicultura na pr√°tica, participei de projetos sociais, como o Apae Verde, projetos de extens√£o, como o Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores e a Expocaf√©, e projetos de pesquisa que instigaram meu interesse em continuar na √°rea e seguir para o Mestrado e o Doutorado com foco em cafeicultura.

Hoje, sou muito feliz por ter realizado minha gradua√ß√£o em Agronomia e meu mestrado na #UFLA, uma das principais refer√™ncias em cafeicultura no mundo. E me sinto muito realizada de poder cursar o doutorado na mesma Institui√ß√£o, cercada de excelentes profissionais, t√©cnicos, amigos, professores, em especial meu orientador desde a gradua√ß√£o, o Prof. Rubens Jos√© Guimar√£es. Sou tamb√©m muito grata aos meus pais por sempre proporcionarem condi√ß√Ķes para meus estudos e me incentivarem a buscar meus sonhos. O que eu mais sinto falta da √©poca de gradua√ß√£o √© a conviv√™ncia di√°ria com meus amigos, as aulas pr√°ticas e visitas t√©cnicas com a turma 2014/1, al√©m dos intervalos na cantina central. Para os novos estudantes, a #UFLA √© uma Universidade de excel√™ncia, que possui √≥timas oportunidades para aqueles que buscam cada dia mais conhecimento. Ent√£o, tentem aproveitar ao m√°ximo tudo que a universidade tem a oferecer, participem de n√ļcleos de estudo, porque tudo o que aprenderem ser√° de grande valia, n√£o s√≥ para ingressarem no mercado de trabalho, mas tamb√©m para a vida.‚ÄĚ