Recepção de Calouros será realizada virtualmente entre 2 e 7 de agosto – confira a programação

Já está disponível a programação da Recepção de Calouros 2021/1º da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com os colegiados dos cursos no início de cada semestre letivo, com o objetivo de acolher os ingressantes nos cursos de graduação presenciais por meio de atividades de interação com a gestão e de fornecimento de informações e orientações essenciais para a vida acadêmica. As atividades serão realizadas de forma remota, devido às medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia da Covid-19.

A participação nas atividades de Recepção de Calouros é obrigatória, de acordo com a Resolução 473 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). O estudante ingressante que, sem justificativa, deixar de participar das atividades previstas para a Recepção de Calouros será automaticamente desvinculado do curso e da Universidade e será convocado para matrícula o candidato imediatamente subsequente na lista de classificação

Boas-vindas aos calouros

No dia 2/8, às 19h, os novos estudantes recebem as boas-vindas na live de abertura conduzida pelo reitor da UFLA, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, e pelos diretores das unidades acadêmicas. A transmissão será feita no Canal da UFLA no Youtube.

Encontro virtual com os coordenadores dos cursos

Entre os dias 3 e 7/8, serão realizadas as reuniões on-line dos estudantes com as coordenações de curso. Os horários serão definidos pela coordenação de cada curso; as informações de programação dessas atividades específicas deverão ser conferidas no Campus Virtual (Saiba como acessar o Campus Virtual). É responsabilidade do calouro acessar o Campus Virtual para ter acesso às informações da programação dessas atividades específicas de cada curso, como dias, horários e links para a reunião com os coordenadores e demais atividades.

Curso online – Estudo com apoio de Atividades Não Presenciais

Como as atividades do semestre letivo iniciam na modalidade de Estudo Remoto Emergencial (ERE), a programação conta com um curso para auxiliar os estudantes nas adaptações necessárias para o estudo remoto. Desde 9/7, o curso on-line “Estudo com apoio de Atividades Não Presenciais” está disponível no Campus Virtual (Saiba como acessar o Campus Virtual). Os calouros são inscritos automaticamente na sala MOOC – Estudo com apoio de Atividades NãoPresenciais e, após o encerramento, terão acesso ao certificado.

Aferição de participação

A aferição da participação será realizada por meio da confirmação do acesso às atividades disponíveis na Sala de Calouros, no Campus Virtual e, ainda, com a conclusão do curso de formação específica. Nos casos em que o ingressante não tenha acessado às atividades nas salas virtuais e/ou não tenha concluído o curso, deverá, obrigatoriamente, protocolar justificativa até 9/8/2021 destinada à Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica do curso, conforme formulário e procedimentos disponíveis no site da Prograd.

Entrega do Kit Calouro

O tradicional kit calouro, contendo sacola, caneca e carteirinha da UFLA estará disponível para retirada quando retornarem as atividades presenciais. Um comunicado específico será emitido no momento oportuno, contendo instruções para a retirada do kit pelos estudantes.

Confira, na íntegra, a programação oficial da Recepção de Calouros 2021/1º.

Para mais informações, acesse o site da Prograd.