Recep√ß√£o de Calouros ser√° realizada virtualmente entre 2 e 7 de agosto ‚Äď confira a programa√ß√£o

J√° est√° dispon√≠vel a¬†programa√ß√£o da Recep√ß√£o de Calouros 2021/1¬ļ da Universidade Federal de Lavras (UFLA).¬†O evento √© promovido pela Pr√≥-Reitoria de Gradua√ß√£o (Prograd) em parceria com os colegiados dos cursos no in√≠cio de cada semestre letivo, com o objetivo de acolher os ingressantes nos cursos de gradua√ß√£o presenciais por meio de atividades de intera√ß√£o com a gest√£o e de fornecimento de informa√ß√Ķes e orienta√ß√Ķes essenciais para a vida acad√™mica. As atividades ser√£o realizadas de forma remota, devido √†s medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia da Covid-19.

A participa√ß√£o nas atividades de Recep√ß√£o de Calouros √© obrigat√≥ria, de acordo com a Resolu√ß√£o 473 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extens√£o (CEPE). O estudante ingressante que, sem justificativa, deixar de participar das atividades previstas para a Recep√ß√£o de Calouros ser√° automaticamente desvinculado do curso e da Universidade e ser√° convocado para matr√≠cula o candidato imediatamente subsequente na lista de classifica√ß√£o

Boas-vindas aos calouros

No dia 2/8, √†s 19h, os novos estudantes recebem as boas-vindas na live de abertura conduzida pelo reitor da UFLA, professor Jo√£o Chrys√≥stomo de Resende J√ļnior, e pelos diretores das unidades acad√™micas. A transmiss√£o ser√° feita no Canal da UFLA no Youtube.

Encontro virtual com os coordenadores dos cursos

Entre os dias 3 e 7/8, ser√£o realizadas as reuni√Ķes on-line dos estudantes com as coordena√ß√Ķes de curso. Os hor√°rios ser√£o definidos pela coordena√ß√£o de cada curso; as informa√ß√Ķes de programa√ß√£o dessas atividades espec√≠ficas dever√£o ser conferidas no Campus Virtual (Saiba como acessar o Campus Virtual). √Č responsabilidade do calouro acessar o Campus Virtual para ter acesso √†s informa√ß√Ķes da programa√ß√£o dessas atividades espec√≠ficas de cada curso, como dias, hor√°rios e links para a reuni√£o com os coordenadores e demais atividades.

Curso online – Estudo com apoio de Atividades N√£o Presenciais

Como as atividades do semestre letivo iniciam na modalidade de Estudo Remoto Emergencial (ERE), a programa√ß√£o conta com um curso para auxiliar os estudantes nas adapta√ß√Ķes necess√°rias para o estudo remoto. Desde 9/7, o curso on-line ‚ÄúEstudo com apoio de Atividades N√£o Presenciais‚ÄĚ est√° dispon√≠vel no Campus Virtual (Saiba como acessar o Campus Virtual). Os calouros s√£o inscritos automaticamente na sala MOOC – Estudo com apoio de Atividades N√£oPresenciais e, ap√≥s o encerramento, ter√£o acesso ao certificado.

Aferição de participação

A aferição da participação será realizada por meio da confirmação do acesso às atividades disponíveis na Sala de Calouros, no Campus Virtual e, ainda, com a conclusão do curso de formação específica. Nos casos em que o ingressante não tenha acessado às atividades nas salas virtuais e/ou não tenha concluído o curso, deverá, obrigatoriamente, protocolar justificativa até 9/8/2021 destinada à Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica do curso, conforme formulário e procedimentos disponíveis no site da Prograd.

Entrega do Kit Calouro

O tradicional kit calouro, contendo sacola, caneca e carteirinha da UFLA estar√° dispon√≠vel para retirada quando retornarem as atividades presenciais. Um comunicado espec√≠fico ser√° emitido no momento oportuno, contendo instru√ß√Ķes para a retirada do kit pelos estudantes.

Confira, na √≠ntegra, a programa√ß√£o oficial da Recep√ß√£o de Calouros 2021/1¬ļ.

Para mais informa√ß√Ķes, acesse o site da Prograd.