Embaixadores UFLA: Heloydecarlo B. Marques

Heloydecarlo tem 29 anos e é graduado em Letras – Português/Inglês na UFLA (2019). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras da UFLA e professor na Escola de Ensino Técnico Carvalho Chiarini, Nazareno-MG.

Veja só o relato sobre a vivência aqui na #UFLA e o conselho para os novos estudantes:

“Quando fui aprovado, em 2014, foi um momento de muita felicidade para mim e para meus pais, pois já estava prestes a desistir de entrar em uma universidade e me dedicar a cursos de profissionalização, desses que sempre anunciam. Inicialmente, não estava acreditando no que estava acontecendo; pensei: “E agora, José?”. Minha vida e rotina mudariam radicalmente. O medo e a insegurança passaram a ser constantes em minha vida até ouvir dos meus pais: “Vá em frente. Você tem nosso apoio.”Rapidamente, organizei a documentação e parti para a batalha. Um caminho novo, repleto de desafios. Na #UFLA conheci o real significado da palavra diversidade. Um mundo novo.  Encantado com a estrutura do câmpus, com a energia das pessoas e do espaço acadêmico. Tudo era incrível! Fiz amizades que carrego comigo até hoje, amizades verdadeiras. Por meio do Pibid Letras – Português, passei a atuar diretamente em escolas públicas de Lavras e a aplicar na prática todas as teorias que aprendi em sala de aula. Foram três anos de dedicação o projeto, e foi nele que virealmente que queria ser professor. Participei de grupo de estudo e de congressos acadêmicos, da organização de eventos, como o “UFLA de Portas Abertas”. Publiquei artigos e capítulos de livro. Antes de me formar, tive a oportunidade de começar a lecionar na Escola de Ensino Técnico Carvalho Chiarini, em Nazareno, e estou atuando na instituição até o momento. Também sou mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras, docente voluntário do DEL/UFLA, revisor e assessor de trabalhos acadêmicos.

Sinto falta dos amigos, das rodas de conversas, da interação com os professores, do câmpus universitário, dos cafezinhos no centro de Convivência da UFLA e da correria de ser um discente para entregar todas atividades em dia, sem perder a qualidade, e para pegar o Mamute, claro. Hoje, me considero um profissional de excelência, em constante transformação na busca do aperfeiçoamento pessoal e profissional para compartilhar com as pessoas. Tenho orgulho de ser professor. A vontade de continuar aprendendo e pesquisando é enorme, graças aos professores altamente qualificados presentes no DEL/UFLA, que me inspiram tanto. A convivência na universidade contribuiu significativamente para meu processo de formação. Vivemos hoje em um contexto nada fácil, mas é edificante fazer parte da comunidade acadêmica novamente. Vale a pena ser #UFLA, vale a pena fazer parte dessa família uflaniana,que vem crescendo a cada ano. Vale a pena lutar pela Ciência e pela Educação de qualidade. Vale a pena estudar. Vale a pena lutar por um futuro melhor. Obrigado #UFLA por fornecer conhecimento público de qualidade e humanitário. Aos novos estudantes, por mais que as pessoas falem que “entrar na faculdade é fácil, o difícil é sair”, ou ainda que “faculdade é coisa para gente inteligente e ou que é para quem tem tempo de estudar”, saibam que ingressar em uma Universidade Pública de qualidade é possível sim, e que você é mais capaz do que pode pensar. Por mais que as dificuldades insistam em aparecer, JAMAIS desista do seu sonho, lute sempre por ele. Lá na frente, quando você começar a colher os bons frutos, vai olhar para trás e dizer: “Se estou onde estou é mérito meu. EU CONSEGUI!”