Embaixadores UFLA: Ana Carla Nogueira Tobias Vieira

Ana Carla Nogueira Tobias Vieira tem 34 anos, é engenheira agrícola pela UFLA (2011) e mestre em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (2014).Há5 anos fundou a “Conceito – Monografias e Revisões” (@conceitomonografias) e vem auxiliando graduandos e pós-graduandos em seus trâmites acadêmicos.

Veja só seu relato sobre a vivência aqui na #UFLA e o conselho para os novos estudantes:

“A #UFLA teve total importância em toda minha trajetória acadêmica e profissional. Com osconhecimentos adquiridos durante a graduação e mestrado, trabalhei por 3 anos em uma empresa de irrigação. E, desde 2016, comecei a empreender,buscando passar para outros alunos minha experiência e vivência do mundo acadêmico. Meu objetivo é ser apoio no momento que mais precisam,que é a reta final da graduação, sabendo as angústias que passam pela cabeça. Durante a graduação, fiz parte do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola. Participei do Projeto “Bolsa Atividade”, auxiliando no Laboratório de Eletrificação Rural. No mestrado, meu projeto de pesquisa foi desenvolvido no laboratório de análises de água e efluentes, trabalhando com tratamento de vinhaça. Hoje, sou realizada com o que faço e me considero uma profissional de excelência. Não só pela formação acadêmica que tive em uma das melhores faculdades do país, mas por tudo que a #UFLA me ofereceu além da sala de aula.

Fazer o que se gosta já é um passo para se tornar um profissional de excelência, mas acima de tudo trabalhar com honestidade, caráter, humildade e dedicação te levam a conquistas profissionais. E só a formação acadêmica também não é o suficiente: ela pode ser a base, mas temos sempre que buscar atualizações, cursos, para nos mantermos no mercado de trabalho que hoje é muito dinâmico. Sinto falta dos amigos que a #UFLA me deu, de estarmos sempre juntos. Foi a melhor época da minha vida, com certeza. Época de muitos aprendizados, de muito esforço, de muita luta, de muitos perrengues também. Mas uma época em que pude aproveitar ao máximo as oportunidades que a faculdade (e a vida – Deus) estava oferecendo. Aos novos estudantes, não desistam dos seus sonhos. Por diversas vezes vocês pensarão em desistir, que não darão conta, que está muito difícil. A saudade de casa (para aqueles que não são de Lavras) irá falar alto por muitos momentos, mas esse sacrífico valerá a pena.”