Embaixadores UFLA: Manuel Carlos Tábua

Manuel Carlos tem 38 anos e concluiu seu Doutorado em Agroquímica pela #UFLA em 2018. Atualmente atua como professor auxiliar e coordenador do mestrado em Agroquímica e Meio Ambiente na Universidade Save, uma universidade pública em Moçambique.

Veja só relato sobre a vivência aqui na #UFLA e o conselho para os novos estudantes:

“Foi um sonho fazer o doutorado no Brasil. Minha formação na UFLA foi bastante positiva e muito agradável. Consegui aperfeiçoar aspectos que ainda não trazia da graduação, como as técnicas laboratoriais e o uso de equipamentos que não tinham no meu país. Hoje me sinto realizado profissionalmente, porque me habilitei na área de análises laboratoriais. E essa formação também considero um ganho para a universidade onde trabalho no momento, pois temos buscado construir uma parceria de internacionalização entre as duas Instituições.

Sinto falta da experiência que vivi na UFLA, das análises que fazia no laboratório, do convívio que tinha com os colegas. O meu conselho para os novos estudantes é de que levem a sério a formação. A UFLA é uma grande Universidade, com uma estrutura invejável de laboratórios. É uma das principais instituições de ensino de Minas Gerais, e isso está diretamente relacionado à qualidade dos cursos. Então, os estudantes devem aproveitar ao máximo esse potencial, devem ser os atores principais em sua formação. A entrega deve ser a voz de comando, é preciso se entregar nas atividades! Tanto o aluno da graduação quanto o da pós deve se empenhar em buscar resultados, buscar soluções inovadoras para o bem, não só para a UFLA, mas também para o país em geral.â€