ptenfres

Cobertura de eventos

Publicado: Quinta, 05 Novembro 2020 19:21

Novidade; proximidade do acontecimento com o público geral; importância para toda a comunidade acadêmica e número de pessoas envolvidas são alguns dos critérios jornalísticos que guiam os profissionais da área para que definam o que se transformará em notícia em cada veículo de comunicação. Além desses critérios de noticiabilidade, a determinação da cobertura jornalística da Diretoria de Comunicação em eventos gerais da UFLA também dependerá da disponibilidade da equipe, considerando agenda já programada e alto fluxo de demandas da comunidade acadêmica (atualmente cerca de 15 mil pessoas).

Requisitos e documentos:

É necessário enviar as informações completas, com os seguintes pontos: o que vai ocorrer, quando, onde, por que, quem está envolvido (organizadores, público-alvo e participantes) e como.

Etapas de processamento:

1. A solicitação é enviada pelo Suporte Comunicação.
2. A solicitação é avaliada (tendo em vista os critérios jornalísticos e a abrangência do evento) a pertinência de noticiá-lo, o meio mais adequado de divulgação (site oficial ou redes sociais; ou ambos) e a possibilidade/necessidade de cobertura jornalística.
3. O solicitante recebe a resposta.
4. Ocorre, ou não, a cobertura do evento e a devida publicação.

Prazo para prestação do serviço:

Cinco dias úteis

Forma de prestação do serviço:

- Ao apresentar à Comunicação UFLA a demanda de divulgação de algum evento, é necessário enviar as informações completas, com os seguintes pontos: o que vai ocorrer, quando, onde, por que, quem está envolvido (organizadores, público-alvo e participantes) e como. Após tomar conhecimento da solicitação, a equipe avaliará (tendo em vista os critérios jornalísticos e a abrangência do evento) a pertinência de noticiá-lo, o meio mais adequado de divulgação (site oficial ou redes sociais; ou ambos) e a possibilidade/necessidade de cobertura jornalística.
- As sugestões de notícias referentes a eventos devem ser encaminhadas à DCOM (por meio do Suporte on-line da Comunicação (suporte.ufla.br/comunicacao) com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência, para que haja tempo hábil de programação da divulgação e/ou da cobertura. Fora desse prazo, ficarão reduzidas as possibilidades de atendimento à solicitação.
- A Comunicação UFLA dará prioridade à cobertura de todos os eventos protocolares da UFLA. A avaliação sobre o momento do evento mais significativo para cobertura será feita pela Comunicação UFLA, ou seja, a cobertura poderá ocorrer na abertura, no fechamento ou durante alguma palestra relevante. É válido ressaltar que, devido à expansão da Universidade, mesmo sendo um evento formal, será preciso verificar com antecedência a disponibilidade da equipe jornalística, conforme mencionado anteriormente.
- Para que seja possível realizar a cobertura de um evento protocolar, é fundamental que a pauta do mesmo seja enviada à Comunicação UFLA, assim que finalizada, para que seja feito um planejamento pelo jornalista que será responsável pelo mesmo.
Eventos não protocolares e os direcionados a públicos específicos terão a cobertura jornalística mediante criteriosa avaliação da Diretoria de Comunicação, segundo critérios de noticiabilidade. Mesmo não havendo cobertura do evento (com presença dos profissionais da Comunicação UFLA), é possível que a Comunicação UFLA avalie a possibilidade de publicar nota sobre a atividade, a partir de fotografias e relatos enviados pelos organizadores. As publicações poderão ocorrer no site da UFLA ou nas diferentes páginas da instituição nas mídias sociais, de acordo com classificação a ser feita pela equipe de jornalistas da Comunicação UFLA .
- Para que os eventos também tenham a cobertura jornalística da Rádio Universitária, além de enviar a solicitação no suporte de comunicação, também é necessário entrar em contato direto com esses veículos, para que possam avaliar a necessidade de deslocamento da equipe e a disponibilidade.
- Não poderão ser divulgados nos veículos institucionais da Universidade eventos promovidos pela comunidade acadêmica e que não estejam devidamente registrados no SIG Eventos e não sigam as orientações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Não poderão ser divulgados nos veículos institucionais da Universidade eventos ou visitas com professores internacionais que não estejam devidamente registrados na Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Formas de Contatos:

Suporte online (http://suporte.ufla.br/comunicacao/)

Locais e formas de acesso ao serviço:

Avaliação do Usuário5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Você também pode registrar sua manifestação (elogios, sugestões, críticas ou reclamações) sobre os serviços prestados por meio da Ouvidoria da UFLA.