Serviços Cadastrados no Portal Gov.br

Links relacionados:

A marca é um nome e/ou imagem que identifica um produto ou serviço. Para ter exclusividade sobre ela, é preciso fazer seu registro no INPI.

Quanto ao uso, podem ser marcas de produtos ou serviços, marcas coletivas ou marcas de certificação.

• Marcas de produtos ou de serviços: são aquelas usadas para distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa. Ex.: Universidade Federal de Lavras (serviço); Café UFLA (produto)
  • Marcas coletivas: são aquelas usadas para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade. Ex.: Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas.
  • Marcas de certificação: são aquelas que se destinam a atestar a conformidade de um produto ou serviço a determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada. Ex.: Inmetro; ABIC.

Apresentação da marca

As marcas poderão ser apresentadas nas seguintes formas:

a) Nominativa: é o nome por si só, podendo ser constituído por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo também, os neologismos e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos.

Ex.: Universidade Federal de Lavras; UFLA.

b) Figurativa: é constituída por desenho, imagem, figura ou qualquer forma estilizada de letra e número, isoladamente, bem como dos ideogramas de línguas tais como o japonês, chinês, hebraico, etc.

c) Mista: é representada pela combinação de nomes e figuras ou de elementos nominativos, cuja grafia se apresente de forma estilizada.

Porque registrar e manter uma marca

• Marcas valorizam o produto;
  • Os clientes vêem na marca uma parte importante do produto;
  • As organizações que desenvolvem marcas fortes estão mais protegidas de seus concorrentes, pois os clientes se tornam leais à marca;
  • As melhores marcas trazem uma garantia de qualidade. Uma marca representa a promessa de entregar um conjunto específico de características, benefícios e serviços aos clientes.

Você também pode registrar sua manifestação (elogios, sugestões, críticas ou reclamações) sobre os serviços prestados por meio da Ouvidoria da UFLA.