Ir direto para menu de acessibilidade.
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mais de 750 novos profissionais, formados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) nesta semana, podem agora construir e avançar em suas carreiras, impulsionar seus sonhos e contribuir com o desenvolvimento da sociedade. O número de concluintes do segundo semestre de 2022 é o terceiro maior da história da instituição e representa um crescimento de 147% em relação ao número de egressos de dez anos atrás. Em 2012/2, foram 304 formandos, e o perfil desse público também vem se alterando no tempo.

Um levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI) mostra que, por exemplo, o percentual de estudantes cotistas a se formar foi de 40% no semestre letivo 2022/2. Há dez anos, essa categoria não existia nos registros, porque era apenas o ano de início dos ingressos pela Lei de Cotas (Lei 12.711, de 2012), que completou dez anos em 2022 e teve implantação gradativa, iniciando-se em 2013 e completando-se em 2016. Como consequência, a Universidade tem se tornado mais diversa, já que 50% das vagas são reservadas a egressos de escolas públicas. 

Diversidade racial

Dos formandos de 2022/2, 33% se autodeclaram pretos e pardos, enquanto há dez anos eram 25%. A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, comenta que o aumento do número de ingressantes pretos e pardos na UFLA  é gradual e significativo, o que se reflete entre os formandos, e ressalta que a proporção ainda está abaixo da presença desse grupo na população, que é de mais de 50%, segundo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Por isso, devemos continuar o trabalho para democratização do acesso e para a permanência dessas pessoas na universidade pública”, avalia.

53% dos formandos em 2022/2 foram de mulheres

O número de mulheres formandas também vem se elevando: 50% em 2012/2 e 53% em 2022/2, percentual maior  do que a presença delas na população (51,1% segundo dados do IBGE de 2021). Voltando há 20 anos (2002/2), eram 31% de mulheres.  A formanda Carla Cruz comentou o quanto é importante ver as mulheres colando grau e, recebendo a premiação de mérito acadêmico. “Como estudante de engenharia mecânica ainda presenciei poucas mulheres no curso e, à medida que o curso avança, essa presença diminui, mas espero que ver essas pessoas aqui hoje seja o símbolo necessário para mostrar que engenharia é, sim, lugar das mulheres”.

A presença da diversidade entre os formandos de 2022/2 vai além. A agora egressa Maria Montenegro Ramessés graduou-se em Direito e falou sobre a importância do ensino superior para pessoas trans. “O Brasil, pelo 14º ano, é o país que mais assassina pessoas trans no mundo inteiro. Estima-se que 95% da população trans já teve que recorrer à prostituição como fonte de subsistência. A gente tem apenas 1% da população trans no ensino superior, realidade drástica que a gente tá lutando para modificar. Essa é a importância de as pessoas trans estarem no ensino público de qualidade e de referência, como é a Universidade Federal de Lavras”.

Distribuição da presença de formandos de 2022/2 por cidade de nascimento

Distribuição geográfica

Outro marco do perfil desses "embaixadores UFLA" que agora avançam em sua vida profissional e acadêmica revela o quanto a Universidade tem um papel importante no desenvolvimento regional. O mapa do local de nascimento dos formandos 2022/2 mostra uma concentração em Minas Gerais e São Paulo, alcançando os demais estados do Sudeste. A cidade de Lavras, especificamente, concentra 21% dos diplomados nesta semana. 

Ainda assim, há representantes de vários estados, como Acre, Pará, Maranhão, Ceará, Bahia, Pernambuco, Goiânia, Mato Grosso do Sul e Paraná. Na esfera internacional, um estudante de Honduras concluiu o curso de Medicina Veterinária pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Anthony René Ramos Redondo fala que, como todo estrangeiro em uma universidade com língua e cultura diferentes, teve muitos desafios, mas considera que se adaptou muito bem a Minas Gerais e ao Brasil. “Sinto muita saudade do meu país, mas a UFLA é muito acolhedora. Tenho orgulho de ser UFLA, e sempre vou ter”.

Aos 52 anos, Sérgio Augusto concluiu o curso em Administração Pública

Ensino superior é para todas as idades

No quesito faixa etária, se 98% dos formandos de 2022/2 têm entre 21 e 35 anos, há 12 estudantes do semestre 2022/2 com idades entre 37 e 59 anos. Eles saem do percentual da maioria e mostram que o ensino superior pode ser uma meta em todas as fases da vida.  O finalizador de vídeos Sérgio Augusto da Silva foi uma dessas pessoas. Aos 52 anos concluiu o curso em Administração Pública. “Não é fácil. Inclusive meu trabalho de conclusão de curso foi sobre o trabalhador estudante. É uma tarefa árdua. A gente tem que arrumar tempo para estudar, para trabalhar, para os relacionamentos familiares. A gente precisa de muito apoio, de muita cabeça no lugar”. Ele relata que a vontade de desistir aparece às vezes, mas é superada pela persistência. “É isso que esse dia está coroando hoje, essa vitória, esse sacrifício que a gente faz durante essa jornada“.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, essa evolução no perfil do egresso da UFLA evidencia a relevância e a efetividade da contribuição das universidades públicas para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. “Também demonstra a evolução institucional propiciada pela implantação da política de cotas, sendo mais um indicador de que ela precisa continuar. O ensino, a pesquisa e a extensão das instituições públicas são de e para todos. Além destes relevantes aspectos, poder observar que a UFLA conseguiu manter seus indicadores de sucesso na formação de graduação depois de atravessarmos a pandemia da Covid-19 é muito gratificante. Todo o esforço e sacrifício valeu a pena e a comunidade acadêmica deve sentir-se orgulhosa  por ter contribuído para a vitória de mais esta turma de formandos”, resume.  

Maria Leonilda é mãe de três filhos formados na UFLA. Da esq. p/ dir.: Valdir Roberto Moreira, Bruno Vinícius Pereira Moreira e Maria Leonilda Pereira Moreira.

Uma conquista não só do formandos, mas da família

A mãe do formando em Química Bruno Vinícius Pereira Moreira, Maria Leonilda Pereira Moreira, conta que, nesta quinta-feira, 27/4, às 10h, encerrou sua “fase de Mãe de alunos da UFLA”. Em e-mail de agradecimento enviado à Direção Executiva da Universidade, Leonilda diz que, nesses dez anos, viu os três filhos concluírem a graduação na UFLA. “Minha jornada como mãe de aluno da UFLA iniciou-se no segundo semestre de 2012, ampliou-se no primeiro semestre de 2017 e também no primeiro semestre de 2018. Meu coração foi se esvaziando da presença deles, mas ao mesmo tempo se enchendo de orgulho pela conquista de cada um”, disse.

A manifestação de Maria Leonilda expressa o quanto o ensino superior é uma conquista da família. “Quantas vezes me ligaram, ou quando conversávamos pessoalmente, e diziam o quanto estava difícil e, como mãe, eu tinha que encontrar forças para encorajá-los a não desistir. Quanto chorar sozinha!”, recordou. O depoimento também demonstra a importância das universidades em suas regiões de abrangência. “Meus pais saíram do estado de Minas Gerais e foram para o estado de São Paulo quando eu tinha apenas 7 meses, em busca de uma vida melhor, e o destino fez com que os seus netos voltassem para o estado de Minas Gerais em busca de formação e conhecimento, também almejando uma vida melhor”.

Emocionada, ela expressou o reconhecimento da importância da educação pública, da UFLA e das equipes da Instituição. “Estudando a história da UFLA, penso o quanto seria bom se tivesse tido essa oportunidade também. É nosso dever incentivar jovens a prestarem o Enem, participarem dos programas de governo para que tenham a oportunidade de ingressar no Ensino Superior e, assim, defender a Escola Pública. Nestes dez anos, muita coisa aconteceu, a Universidade ampliou seus prédios, departamentos, cursos e até enfrentou uma pandemia, mas vocês (UFLA) não mediram esforços para que os alunos continuassem a receber sua formação. Teria muita coisa para falar ainda, mas me despeço AGRADECENDO e PARABENIZANDO a todos (Reitor, Professores e funcionários) que se dedicam para a formação dos novos profissionais que atuarão no Mercado de Trabalho”.

Solenidades

As turmas de 2022/2 colaram grau em oito solenidades realizadas em 26/4 e 27/4, presididas pelas unidades acadêmicas e organizadas pelo setor de Cerimonial da UFLA. Acesse as fotos nos álbuns abaixo e consulte a lista de estudantes homenageados por mérito acadêmico e esportivo.

 

 

Assista ao Rebobina Aí! especial de formatura.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.