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Cobertura de eventos

As solicitações de cobertura de eventos deverão ser realizadas pelo Suporte on-line da Comunicação (suporte.ufla.br/comunicacao).

Novidade; proximidade do acontecimento com o público geral; importância para toda a comunidade acadêmica e número de pessoas envolvidas são alguns dos critérios jornalísticos que guiam os profissionais da área para que definam o que se transformará em notícia em cada veículo de comunicação. Além desses critérios de noticiabilidade, a determinação da cobertura jornalística da Diretoria de Comunicação em eventos gerais da UFLA também dependerá da disponibilidade da equipe, considerando agenda já programada e alto fluxo de demandas da comunidade acadêmica (atualmente cerca de 15 mil pessoas).

Conheça as diretrizes referentes à cobertura de eventos:

  • Ao apresentar à DCOM a demanda de divulgação de algum evento, é necessário enviar as informações completas, com os seguintes pontos: o que vai ocorrer, quando, onde, por que, quem está envolvido (organizadores, público-alvo e participantes) e como. Após tomar conhecimento da solicitação, a equipe avaliará (tendo em vista os critérios jornalísticos e a abrangência do evento) a pertinência de noticiá-lo, o meio mais adequado de divulgação (site oficial ou redes sociais; ou ambos) e a possibilidade/necessidade de cobertura jornalística. 
  • As sugestões de notícias referentes a eventos devem ser encaminhadas à DCOM (por meio do Suporte on-line da Comunicação (suporte.ufla.br/comunicacao) com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência, para que haja tempo hábil de programação da divulgação e/ou da cobertura. Fora desse prazo, ficarão reduzidas as possibilidades de atendimento à solicitação.
  • A Diretoria de Comunicação dará prioridade à cobertura de todos os eventos protocolares da UFLA. A avaliação sobre o momento do evento mais significativo para cobertura será feita pela DCOM, ou seja, a cobertura poderá ocorrer na abertura, no fechamento ou durante alguma palestra relevante. É válido ressaltar que, devido à expansão da Universidade, mesmo sendo um evento formal, será preciso verificar com antecedência a disponibilidade da equipe jornalística, conforme mencionado anteriormente. 
  • Para que seja possível realizar a cobertura de um evento protocolar, é fundamental que a pauta do mesmo seja enviada à DCOM, assim que finalizada, para que seja feito um planejamento pelo jornalista que será responsável pelo mesmo.
  • Eventos não protocolares e os direcionados a públicos específicos terão a cobertura jornalística mediante criteriosa avaliação da Diretoria de Comunicação, segundo critérios de noticiabilidade. Mesmo não havendo cobertura do evento (com presença dos profissionais da DCOM), é possível que a Diretoria avalie a possibilidade de publicar nota sobre a atividade, a partir de fotografias e relatos enviados pelos organizadores. As publicações poderão ocorrer no site da UFLA ou nas diferentes páginas da instituição nas mídias sociais, de acordo com classificação a ser feita pela equipe de jornalistas da DCOM. 
  • Para que os eventos também tenham a cobertura jornalística da TV Universitária e Rádio Universitária, além de enviar a solicitação no suporte de comunicação, também é necessário entrar em contato direto com esses veículos, para que possam avaliar a necessidade de deslocamento da equipe e a disponibilidade. 
  • Não poderão ser divulgados nos veículos institucionais da Universidade eventos promovidos pela comunidade acadêmica e que não estejam devidamente registrados no SIG Eventos e não sigam as orientações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
  • Não poderão ser divulgados nos veículos institucionais da Universidade eventos ou visitas com professores internacionais que não estejam devidamente registrados na Diretoria de Relações Internacionais (DRI).