Comunicação Visual - Design Gráfico

O processo de criação de artes gráficas e/ou diagramação de qualquer natureza (cartazes, campanhas, identidade visual, artes digitais, banners, empenas, etc...) realizado pela DCOM visa atender a UFLA, mantendo um padrão de qualidade visual institucional e fortalecendo a marca da Universidade.

Os serviços de design prestados pela DCOM buscam atender às demandas institucionais da Direção Executiva e das Pró-Reitorias. No caso dos demais órgãos, a DCOM irá avaliar a possibilidade de atendimento à solicitação, considerando o fluxo de atividades em execução. Fica a DCOM, portanto, com direito resguardado de apenas orientar o solicitante quanto ao uso da marca institucional, nos casos em que o serviço não puder ser executado pela própria Diretoria.

Terão prioridade de atendimento as demandas institucionais advindas da própria DCOM, da Direção Executiva e das Pró-Reitorias da UFLA.

Artes Gráficas

Criação de artes gráficas simples e específicas para impressão e/ou mídias digitais. Ex: panfletos, flyers, cartão de visita, banner para site, banner para mídias sociais, etc.

Os jobs simples deverão ser planejados com a DCOM com uma semana de antecedência.

Campanhas

Criação de identidade visual e conjunto de artes que visam à divulgação de um determinado evento ou ação. Normalmente inclui a criação de artes para material gráfico impresso, artes para mídias digitais e identidade visual de hotsites e sites. Ex: campanha de divulgação do PAS, aniversário da UFLA, etc.

As campanhas deverão ser planejadas com a DCOM com dois meses de antecedência.

Materiais Promocionais

Criação de artes gráficas para materiais promocionais que visam divulgar o nome da instituição. Ex: agendas, calendários, cadernos, canecas, sacolas, ecobags, marca-páginas, etc.

Materiais promocionais deverão ser planejados com a DCOM com um mês de antecedência em relação à data em que o material deve ser enviado para produção.

Livros, Revistas e Jornais

Diagramação de impressos e ebooks nos formatos de revista, jornal ou livro em formatos para impressão e/ou mídias digitais. Ex: Jornal UFLA, Plano de Capacitação de Servidores (Encarte), Relatório de Gestão, etc.

Livros, revistas e jornais deverão ser planejados com a DCOM com pelo menos um mês de antecedência em relação à data em que diagramação deve estar concluída. O prazo poderá ser maior, dependendo da extensão do material a ser produzido.

Sessão de Fotos

Sessão de fotografias, para uso institucional, de espaços da universidade (prédios, laboratórios, salas de aula) e demais fotos para campanhas realizadas pela DCOM. Esse tipo de serviço não se refere a cobertura de eventos.Sessão de fotos deverão ser agendadas com a DCOM com pelo menos uma semana de antecedência.

Observações

• Para solicitar algum serviço de design, o solicitante deverá entrar em contato com a DCOM e agendar uma reunião (briefing) para expor as informações e ideias.
  • O briefing deverá ser agendado com a devida antecedência, de acordo com os prazos estabelecidos para cada tipo de material previsto.
  • A previsão de entrega irá variar conforme a demanda de serviços solicitados no período. O mesmo poderá ser informado durante o briefing ou na entrega do projeto/planejamento.
  • As solicitações de serviços deverão ser realizadas por meio do Suporte on-line da Comunicação (suporte.ufla.br/comunicacao).