A Associação do Municípios do Lago de Furnas (Alago) reunida em Alfenas, no último 17 de janeiro elegeu e empossou sua nova diretoria, que ficou constituída pelos seguintes membros: Pompilio de Lourdes Canavez, presidente; Angelo Leite Pereira, vice-presidente; Aluísio Veloso da Cunha, secretário; Angelo Henrique Saksida, tesoureiro e Juracy de Melo Resende, vice-tesoureiro e, para Conselho Fiscal: Jussara Menicucci de Oliveira, Sebastião Elói de Souza Campos e Glayson da Silveira Martins.
O prof. Fábio Moreira da Silva, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), presidente do Fórum das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Revitalização do Entorno do Lago de Furnas esteve presente prestando esclarecimentos sobre o histórico, objetivos e ações do Fórum. Informou também, que para implementar as metas estipuladas no Termo de Referência do Diálogo de Concertação serão aplicados recursos no valor de 371 mil, que serão liberados pela Furnas Centrais Elétrica e gerenciados pela Faepe, nos próximos meses.
O Fórum fará o diagnóstico das condições de saneamento nos 52 municípios que integram o Comitê de Bacias Hidrográficas – Rio Grande.
Com esse objetivo foi firmado o termo de cooperação técnica celebrado entre a Furnas Centrais Elétricas S.A, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a União, por intermédio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, através do Programa de Modernização do Setor de Saneamento – PMSS.
O convênio corresponde ao Diagnóstico das Condições de Saneamento Ambiental nos municípios atingidos pela bacia hidrográfica do Lago de Furnas, especificamente a estruturação física e operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de núcleos habitacionais em áreas urbanas e rurais e dos sistemas de drenagem pluvial e de manejo de resíduos sólidos.